Telecom

Samsung, Apple e chineses em alta. Huawei e LG em baixa nos celulares

Após um declínio acentuado em 2020, as vendas globais de smartphones cresceram 26% no primeiro trimestre de 2021, de acordo com dados da consultoria Gartner. Na comparação anual, o crescimento das vendas de celulares foi de 22%.

“Os consumidores começaram a gastar em itens discricionários à medida que a situação da pandemia melhorou em algumas partes do mundo. Mas não se pode ignorar que a base de comparação é menor em 2020 do que era em 2019. Isso explica o crescimento de dois dígitos”, aponta a análise do Gartner.

Os principais fornecedores globais de aparelhos ampliaram sua fatia de mercado, especialmente mordendo nacos da Huawei e da LG. A Samsung passou de 18,4% no fim de 2020 para 20,3% no primeiro trimestre de 2021. Da mesma forma, a Apple cresceu de 13,6% para 15,5%; a Xiaomi de 9,9% para 12,9%; a Vivo de 7,4% para 10,2%; e a Oppo de 8% para 10,2%. No total, foram vendidos 378 milhões de smartphones entre janeiro e março.

O lançamento de smartphones de preço médio, como telefones com preços abaixo de US$ 150 (R$ 750), impulsionou as vendas de unidades da Samsung em todo o mundo. O lançamento antecipado de seus principais smartphones 5G contribuiu para o crescimento das vendas de smartphones da empresa.

A Apple voltou para a segunda posição no primeiro trimestre de 2021, depois de garantir o primeiro lugar no quarto trimestre de 2020. O lançamento de seu primeiro iPhone 5G levou a uma demanda contínua em 2021.
Todos os cinco principais fornecedores globais de smartphones registraram forte crescimento ano após ano em 2020, indicando que o mercado de telefonia está se consolidando em torno desses top 5.


Os fornecedores de smartphones chineses Xiaomi, Oppo e Vivo testemunharam a crescente demanda por smartphones 5G e capitalizaram as oportunidades devido ao enfraquecimento das vendas da Huawei e LG globalmente neste trimestre.

A escassez global de chips ainda não impactou a indústria de smartphones, já que o equilíbrio entre a demanda e a oferta foi atendido. No entanto, isso pode mudar nos próximos trimestres e pode resultar em um aumento no preço médio de venda dos smartphones em todo o mundo.

Botão Voltar ao topo