Telecom

Reino Unido, contra Huawei, investe 1 milhão de euros em piloto de Open RAN

As autoridades do Reino Unido vão investir 1 milhão de euros em uma plataforma de teste para acelerar a adoção do Open RAN 5G. Objetivo é conciliar os interesses das teles à decisão de proibir o uso de equipamentos da Huawei na nova tecnologia móvel. Os SmartRAN Open Network Interoperability Centre (SONIC Labs) serão localizados em Londres e em Brighton. Os recursos foram financiados pelo Departamento de Cultura, Mídia e Esporte do governo (DCMS).

O objetivo é permitir o teste de sistemas RAN usando equipamentos de diferentes fornecedores, entre eles, já confirmados, Accelleran, Mavenir, Radisys, Benetel, Phluido, Druid e Effnet.

Em nota, o DCMS explicou que os laboratórios fazem parte de uma estratégia para “construir uma cadeia de suprimentos mais segura e inovadora, adequada ao futuro, menos dependente de um pequeno número de fornecedores multinacionais e mais acessível para novos participantes no mercado”. As operadoras Vodafone e Telefonica já revelaram que vão fazer seus próprios testes com Open Ran 5G.


Botão Voltar ao topo