Cloud

Governança de dados faz BNP Paribas investir em Cash Management

Com o objetivo de impulsionar a captação de novos clientes, aprimorar os processos e promover a governança dos dados, o banco BNP Paribas está implantando soluções tecnológicas da Axway que devem ser utilizadas nos serviços de Cash Management da instituição financeira. Essa linha de produtos e serviços ofertados, permite aos clientes fazer a gestão e/ou controle de seu fluxo de caixa para pagamento a fornecedores, impostos e concessionárias de serviços, recebimentos, investimentos e conciliação, e reconciliação financeira (em plataformas de geração de boletos, pagamentos diversos, e-commerce, entre outros).

No entanto, um dos desafios para captar empresas que utilizam o Cash Management de outros bancos é a mudança de padrão digital. Isso porque os arquivos financeiros são enviados em um formato diferente para cada instituição. Dessa forma, a troca pode significar um período de transição. “Por meio de uma solução da Axway, encontramos uma maneira do BNP Paribas se adaptar ao cliente em vez dele ter que se adaptar ao banco”, explica Ivo Katz, Head de Cash Management no BNP Paribas Brasil.

Batizada de BR Connect, a plataforma desenvolvida em conjunto com a Axway promove a integração entre os sistemas dos clientes e do banco, realizando uma “tradução” dos formatos que dispensa adequações adicionais. “Isso representa um grande ganho em time to market, facilitando o tempo de migração do cliente para o BNP Paribas e, principalmente, reduzindo os custos de desenvolvimento tecnológico e adaptação de nossos futuros clientes”, afirma Katz. Atualmente, há empresas no mercado que realizam esse trabalho de tradução dos arquivos, porém com a implementação do BR Connect, o processo será feito diretamente no banco.

O projeto, cujo desenvolvimento teve início em 2019, já passou por todas as fases de aprovação e está em implantação em alguns clientes pilotos. A expectativa é de um aumento expressivo e rápido dos participantes, uma vez que o banco trabalha com cerca de 300 grupos econômicos e grande parte é vista como cliente em potencial. “Um dos grandes objetivos da solução é facilitar o onboarding. Você consegue trazer novos clientes para dentro do BNP Paribas sem que eles façam qualquer alteração em sua infraestrutura”, ressalta Marcelo Ramos, Vice-presidente Sênior e Gerente Geral da Axway na América Latina.

Mais segurança e governança de informações


Como parte da solução de integração B2B, há um componente que coordena todo o fluxo de informações do Cash Management, permitindo que a instituição tenha acesso aos dados em todas as etapas das transações. De forma prática, o banco pode acompanhar o fluxo de envio dos arquivos de pagamentos e recebimentos dos clientes, desde o envio, melhorando a gestão, controle, e garantindo qualidade para o processamento desses arquivos. 

Também, por meio desta plataforma, o banco pretende compreender melhor o comportamento dos clientes, aprimorando serviços e detectando necessidades. “A solução da Axway tem um ponto fundamental que é ser o canal primário de entrada de todo o tráfego de dados para pagamentos, recebimentos e conciliação financeira dos clientes, mesmo os que não precisarão de tradução em seus arquivos eletrônicos”, aponta Katz.

De acordo com Marcelo Ramos, a solução B2Bi, além de garantir todos os parâmetros de segurança, traz outras importantes funcionalidades. “A plataforma te dá uma total visibilidade – tanto no nível técnico, quanto de negócio – para que você possa enxergar o processo do início ao fim”, explica. Com a expectativa de aumento do volume de transações, o aprimoramento tecnológico tem sido constante. “Com a solução da Axway, consigo ser responsável e ter gestão sob todo o processo”, afirma Katz.

Botão Voltar ao topo