Comunicações promete Leilão 5G ainda em 2021
Com a perspectiva de o Tribunal de Contas da União votar em 18 de agosto o edital do 5G, o Ministério das Comunicações anunciou rapidamente que há promessa das operadoras de telecomunicações disponibilizarem o 5G standalone ainda neste 2021 em algumas capitais.
“As próprias empresas de telecom têm nos garantido que a obrigação do edital, decolocar nas 27 capitais até julho do ano que vem, está mantida. Inclusive podemos ter até o final deste ano já algumas capitais com 5G standalone”, afirmou o ministro Fabio Faria nesta quarta, 14/7.
“Temos dia, data e hora da votação no Tribunal de Contas da União. Após a votação do TCU, em até 5 dias o edital é encaminhado para a Anatel. Falei com o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, e ele disse que devido à grande interação do TCU com a Anatel, em até sete dias ele consegue publicar o edital”, emendou Faria.
Segundo o secretario de telecomunicações do Minicom, Artur Coimbra, as datas de até 300 dias para o 5G nas capitais pode ser antecipada naquelas cidades onde não houver riscos de interferência da nova onda tecnológica com a recepção das antenas parabólicas – por conta do uso da faixa de 3,5 GHz.
“Existem datas limites postas no edital, mas existem muitas áreas onde não há interferência do 5G nas parabólicas cujos atendimentos podem ser iniciados com ajustes leves nas redes. É perfeitamente factível visto que o risco de interferência nessas áreas é pequeno”, afirmou Coimbra.