Segurança

Pane em servidor do CNPq derruba sistemas de pesquisa

Uma falha em servidor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico derrubou sistemas de suporte à pesquisa no Brasil. O CNPq informa que está fazendo reparos e que não houve perda de dados, mas desde sexta, 23/7, plataformas como o sistema Lattes e a Carlos Chagas, de bolsas, estão fora o ar.

Nesta terça, 27/7, o CNPq informou que os reparos estão sendo realizados, mas ainda não esclareceu quais foram as causas do problema. “O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados”, disse via Twitter. 

“O CNPq informa que segue em esforço conjunto com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) para o restabelecimento dos sistemas após evento que causou a indisponibilidade das plataformas. A prioridade é restaurar o acesso aos currículos na Plataforma Lattes o mais rápido possível. Informamos, também, que todos os prazos estão suspensos e serão prorrogados.”

Além disso, informou que “o CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes”.

Ainda segundo o Conselho, o pagamento das bolsas implementadas não será afetado. Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.


Botão Voltar ao topo