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Metrô de São Paulo usa MS 365 e Azure na jornada digital

O Metrô de São Paulo – sistema de transporte metroviário da cidade – vem passando por um processo de transformação digital nos últimos anos, baseado no Plano Diretor de Tecnologia da Informação da companhia, que busca, entre outros objetivos, levar inovações à organização. Para realizar essa empreitada, o órgão selecionou a  Brasoftware e a Microsoft como parceiras de tecnologia.

Segundo Carlos Espírito Santo, chefe de departamento de gestão de serviços de TIC do Metrô de São Paulo, uma das demandas internas era melhorar os processos relacionados aos seus editais. Dessa maneira, foi implementada no Metrô de São Paulo uma solução em plataforma Microsoft 365, a fim de automatizar e padronizar tais processos.

Ao usar os recursos do Power Apps e Power Automate e o SharePoint como repositório, a solução permite realizar a coleta de informações já existentes em processos e editais, padronizando-as e trazendo maior qualidade e agilidade, agregando também maior governança. Anteriormente, o órgão utilizava um formulário, com opções pré-formatadas, onde se preenchiam todos os itens do edital, salvos em várias pastas. Tudo foi padronizado.

“O processo de comunicação de um edital é complexo, envolve diretamente em média 6 áreas da companhia, e costumava demandar muitas horas junto aos seus colaboradores. Com a solução esse tempo foi reduzido, assim como a economia de papel, uma vez que tudo fica armazenado de forma on-line. O retrabalho também diminuiu significativamente, nos quesitos processo de elaboração e fluxo de validação do documento, pois há muitas informações já tabuladas na plataforma de forma integrada, o que possibilitou um ganho de tempo na revisão dos editais, com maior qualidade e agilidade na entrega final”, explica Edson Bispo, chefe de departamento da área de delivery de serviços de TIC do Metrô de São Paulo.

Outra solução adotada pelo órgão foi uma mentoria da Brasoftware sobre o Data Factory, construída em cima do Azure, da Microsoft. A mentoria teve 112 horas práticas, envolveu 10 colaboradores e já tem aplicações práticas. “Com a solução, conseguimos, por exemplo, simular cenários de orquestração de dados, entre eles uma solução para a área de engenharia, onde foi possível produzir indicadores a partir dos dados dos contratos de obras e saber os valores pagos a empreiteiras contratadas pelo Metrô nos últimos anos, trazendo uma visibilidade de negócios para eles. Também foi possível extrair os dados de grandes sistemas como o SAP com muitas tabelas e volume de dados expressivos”, comenta Adilson de Oliveira coordenador de BI do Metrô de São Paulo. Toda a solução foi implementada em um prazo de três meses pela Brasoftware.


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