Whatsapp responde CGI.br e promete não excluir por nova política
Em resposta à manifestação pública do Comitê Gestor da Internet no Brasil, o Whatsapp prometeu que nenhum dos usuários do aplicativo de mensagens será excluído pro não aceitar a nova atualização na política de privacidade da empresa.
O CGI.br fez uma série de recomendações ao Whatsapp, especialmente no sentido de preservar a privacidade. Em nota, o Whatsapp diz ser “importante reforçar que a atualização dos Termos de Serviço e da Política de Privacidade não amplia a capacidade do WhatsApp de compartilhar dados com o Facebook e não afeta, de forma alguma, a privacidade das mensagens que você troca com amigos e familiares. Além disso, nenhum usuário terá sua conta apagada ou perderá acesso aos recursos do aplicativo por causa dessa atualização.”
O CGI.br pediu que a empresa “tome providências urgentes para aumentar os mecanismos de transparência de seus serviços no que concerne ao cumprimento da legislação brasileira”, assegure “a continuidade dos serviços inclusive para os usuários que rejeitaram, na política de privacidade de 2016, o compartilhamento de seus dados com as empresas do grupo Facebook”, bem como “ofereça uma opção que permita aos usuários revogarem o aceite aos novos termos”.
Adicionalmente, o Comitê Gestor pediu que o aplicativo pare de mandar mensagens sobre a atualização. A empresa não chegou a se comprometer com isso. Pontuou apenas que “o WhatsApp passou os últimos meses fornecendo mais informações sobre essa atualização para seus usuários e tem mantido estreito contato com as autoridades competentes para prestar todos os esclarecimentos necessários”.