Segurança

Lojas Renner sofre ataque hacker

A Lojas Renner, uma das principais varejistas de moda do país, sofreu um ataque cibernético nesta quinta-feira, 19/08 que causou “indisponibilidade em parte de seus sistemas e operação”. O site da marca principal da companhia está fora do ar até às 20 h desta quinta-feira, 19/08. Também não é possível acessar o endereço apresentado para pagamentos on-line, que corresponde à Realize Soluções Financeiras. Também estão fora do ar os sites das lojas Camicado e da Ashua, pertencentes ao grupo.

À CVM, órgão regulador financeiro, a Lojas Renner não confirma se foi um ataque de ransomware. Diz apenas que sofreu um ataque cibernético e que ‘acionou todos os protocolos de controle e segurança para minimizar os efeitos do ataque”. Confirma ainda que os principais bancos de dados permanecem preservados e relata que, em nenhum momento, as lojas físicas tiveram suas atividades interrompidas. Rumores na Internet dão conta que já foi feito um pedido de resgate, o que validaria um ataque ransomware, mas não há valores mencionados.

Fundada em 1965, a Lojas Renner S.A. tem mais de 500 lojas em todos os estados brasileiros, além de uma unidade no Uruguai. Entram na conta as marcas Renner, Camicado, Youcom, Ashua e os serviços financeiros. Suas ações estão listadas na B3. A receita da companhia no segundo trimestre foi de R$ 2,2 bilhões, mostrando recuperação frente ao mesmo período de 2020, quando o fechamento abrupto das lojas fez com que a varejista comercializasse aproximadamente um quarto desse valor.

Botão Voltar ao topo