Governo

Governo calcula economia de R$ 3,1 bilhões por ano com serviços digitais

Desde 2019, o governo economizou mais de R$ 3,1 bilhões por ano com a transformação digital. Vários serviços que antes dispensavam investimentos como manutenção de estruturas e equipamentos, hoje, possuem um alcance maior, com mais acessibilidade ao cidadão e mais economia para a sociedade. Em julho, de acordo com o governo, mais de 35 milhões de pessoas acessaram os serviços presentes na plataforma gov.br. 

Entre os serviços mais acessados estão o saque do Abono Salarial, com mais de 1,5 milhão de acessos; as consultas à restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física e ao Cadastro de Pessoas Físicas (cerca de 1,4 e 1,3 milhões de acesso, respectivamente); e a obtenção da Carteira de Trabalho Digital, acessada por mais de 1,1 milhão de usuários, o que confirma a pesquisa TIC Domicílios, que mostra maior procura (42%) ou realização (37%) por serviços públicos on-line em 2020. 

Segundo dados da pesquisa TIC Domicílios 2020, durante a pandemia de Covid-19 houve um aumento de atividades online pela população. Nesse período, o Governo Digital também acelerou seus processos de transformação digital, e cerca de 60% dos 4,7 mil serviços foram digitalizados de março de 2020 até hoje. No total, 71% dos serviços já se encontram na plataforma virtual e ao alcance rápido e imediato da população.  

“O ambiente digital se mostrou indispensável durante a crise sanitária, e a aceleração da transformação digital que estamos promovendo nos serviços públicos contribuiu e muito para facilitar a vida de milhões de brasileiros nesse período”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade. “Somente durante a pandemia da Covid-19, digitalizamos mais de 850 serviços. Essa é uma revolução sem precedentes”, afirma o secretário. 

* Com informações do ME


Botão Voltar ao topo