Cloud

Apenas 20% das empresas brasileiras mudaram para o modelo de TI como serviço

Um estudo encomendado pela Dell Technologies a Forrester Consulting, batizado de Data Paradox, constata que apenas 20% das empresas brasileiras adotaram a infraestrutura como serviço nos últimos 18 meses, apesar da forte digitalização provocada pela Covid-19. O resultado surpreende porque a maioria das empresas enxerga que a infraestrutura de TI e aplicações sob demanda podem trazer benefícios concretos para o negócio.

Tanto é assim que 65% das empresas no Brasil acreditam que esse ambiente on demand permite escalar para atender as demandas dos clientes; 68% acreditam que o modelo permite às empresas serem mais ágeis; 66% acham que o on demand garante o provisionamento de aplicações de forma mais rápida e simples e 80% dizem que o modelo on demand ajudaria a solucionar as dificuldades que a empresa está enfrentando com parte ou todas das seguintes barreiras associadas a capturar, analisar e atuar sobre os dados: alto custo de armazenamento; um data warehouse que não é otimizado; uma infraestrutura de TI ultrapassada; e processos que são muito manuais.

O estudo Data Paradox apura ainda que mais da metade (58%) das empresas no país afirma que armazenam uma quantidade significativa de dados nos data centers próprios e não processam os dados na borda (edge). “Com a chegada do 5G isso terá de mudar de forma muito rápida”, observou o líder da Dell Technologies no Brasil, Diego Puerta, em coletiva de imprensa para a divulgação do estudo, nesta quarta-feira, 25/08.

E o levantamento traz ainda um dado preocupante: a maioria das organizações no país (71%) ressalta que a diretoria da organização não apoia de forma ostensiva o uso estratégico da análise de dados. A combinação da falta de ferramentas, processos e cultura faz com que a explosão de dados dificulte mais o trabalho das equipes em vez de facilitar. No Brasil, 63% dos respondentes do estudo reclamam que têm um grande volume de dados que não atendem aos requisitos de segurança e conformidade e 59% consideram que suas equipes estão sobrecarregadas com os dados de que dispõem.

O estudo Data Paradox foi gerado a partir de uma pesquisa com mais de 4 mil diretores e tomadores de decisão em empresas de 45 países, incluindo do Brasil, realizada em maio de 2021.


Botão Voltar ao topo