Aparelhos 5G puxam alta de 10,8% nas vendas globais de smartphones
As vendas globais de smartphones para usuários finais totalizaram 328,8 milhões no segundo trimestre de 2021, um aumento de 10,8% na comparação com 2020, segundo números da consultoria Gartner. O desempenho se deu apesar das restrições de fornecimento devido à interrupção da produção relacionada ao Covid-19 e a escassez de componentes – e foi puxado pelos aparelhos 5G.
“Instruções reforçadas de abrigo no local e fechamentos de fábricas na Índia e no Vietnã devido à segunda onda de Covid-19, junto com o fechamento de negócios de varejo e restrições nas entregas online afetaram negativamente as vendas de smartphones no segundo trimestre após um forte início no início de 2021. No entanto, as regiões com maior penetração de conectividade 5G viram uma forte demanda por smartphones 5G e foram impulsionadores de crescimento para os principais fornecedores de smartphones”, aponta a Gartner.
A Samsung expandiu sua linha de smartphones 5G a preços de entrada e médio para visar oportunidades de crescimento nos segmentos 5G no segundo trimestre de 2021. A empresa manteve a posição número 1 entre os cinco maiores fornecedores globais de smartphones, mas o crescimento anual desacelerou devido a restrições de fornecimento e interrupções na produção. Mesmo com vendas maiores, a fatia da Samsung caiu de 18,4% para 17,6% na comparação com 12 meses antes.
Já as vendas mundiais de smartphones da Xiaomi ultrapassaram a Apple no segundo trimestre, colocando a Xiaomi na 2ª posição pela primeira vez – e assumindo um posto que chegou a ser ocupado pela também chinesa Huawei, mas que sofreu com o bloqueio comercial dos EUA.
A Xiaomi registrou um crescimento de 80,5% em suas vendas de smartphones devido a uma presença online mais forte e rápida expansão nos mercados globais além da Ásia / Pacífico, liderada por investimentos em canais de varejo e parcerias com provedores de serviços de comunicação. Como resultado, a fatia de mercado da Xiaomi saltou de 9,5% para 15,5%.
As vendas da Apple cresceram 28,3% e sua participação de mercado aumentou 2,1% ano a ano – de 12,9% para 15%. Segundo a consultoria, enquanto a demanda por smartphones da série iPhone 12 permaneceu forte nos principais mercados impulsionados pelo 5G, a promoção de vendas agressiva para smartphones da série iPhone 11 contribuiu para o crescimento no segmento sensível ao preço.
Outros fornecedores de smartphones chineses Oppo e Vivo cresceram 42,4% e 41,6%, respectivamente, no segundo trimestre de 2021. A fatia da Oppo cresceu de 8% para 10,2%, enquanto da Vivo foi de 7,7% para 9,8%. Smartphones de médio porte com preços agressivos, uma rede de distribuição mais ampla e campanhas de marketing robustas na Europa Ocidental impulsionaram o crescimento da Oppo. A Vivo continua a expandir sua presença no mercado além da Ásia / Pacífico, começando com foco na Europa, Oriente Médio e África.
“A demanda por smartphones continuou forte neste trimestre, pois os compradores preferiram especificações mais altas e melhor experiência do usuário. A demanda reprimida de 2020 continua a gerar vantagem para os fornecedores globais de smartphones em 2021 ”, aponta a Gartner.