Cloud

DB Diagnósticos investe em IA, big data, cloud e IoT

Com o objetivo de atender mais de 6 mil clientes (laboratórios parceiros, clínicas e hospitais) em todo o Brasil e atingir 40% de crescimento, o DB Diagnósticos, único laboratório exclusivamente de apoio do mercado brasileiro, está investindo, a maior parte dos 75 milhões de reais destinados para este ano, no seu desenvolvimento tecnológico, através da implementação de novos processos e soluções digitais, tais como: Cloud Computing; plataformas colaborativas, utilização de IOT, inteligência de dados e big data.

O laboratório, que atua unicamente no mercado B2B, quer intensificar ainda mais o uso das soluções digitais para todas as áreas da empresa, abrangendo também, clientes e fornecedores. “Vamos trazer novos portais e aplicativos, conduzindo uma visão 360° para dentro da empresa e atendendo ao processo do início ao fim. Com isso, conseguimos otimizar a experiência do cliente”, explica Arthur Brugnari, gerente corporativo da área de TI, do DB.

Outra grande aposta do laboratório é o uso de inteligência artificial embarcada nos seus produtos digitais, como o Guia de Exames e Portais B2B, proporcionando a melhor experiência de uso aos clientes. Os novos produtos digitais foram estruturados de forma a centralizar a visão do cliente. “Queremos que nossas ferramentas sejam grandes diferencias do nosso negócio, escaláveis e personalizadas”, complementa Arthur.

Também faz parte dos planos do DB a implantação de novos sistemas de ERP e CRM, para aperfeiçoar a coleta e gestão de dados dos exames, além de uma plataforma de IoT (Internet das Coisas) para conectar as plantas produtivas e monitorar os equipamentos de forma preditiva. A transformação digital do DB possui três grandes pilares: pessoas, processos e tecnologia.

Para Brugnari, “O DB está desenvolvendo uma estratégia digital forte. Para conseguirmos atingir os nossos objetivos, precisamos pensar em todas essas frentes de forma integrada. Só com tecnologia não conseguiremos, precisamos melhorar processos e envolver as pessoas nesta nova fase. Precisamos de um link forte entre esses eixos”, explica o gerente.


Na busca por mais produtividade e de fazer colaboradores participarem mais nos processos de inovação, o objetivo é mudar a cultura organizacional e desenvolver novos modelos de trabalho, de times e de espaço digital. “Queremos que a empresa respire isso, que evolua com todas essas mudanças”, enfatiza o gerente. Ao longo dos 10 anos de atuação, o DB se tornou líder no mercado de apoio laboratorial.Conta com três unidades especializadas (DB Toxicológico, DB Molecular e DB Patologia) e três unidades descentralizadas (São José dos Pinhais, Recife e Sorocaba).

Botão Voltar ao topo