Opinião

Game XP: Muito além da conexão

A Game XP 2021 teve sua quarta edição nos últimos dias 28 e 29 de agosto, pela primeira vez em formato virtual. Tal como nas edições anteriores, a Oi foi a fornecedora de toda a infraestrutura de telecomunicações e serviços de TI essenciais ao maior gamepark do mundo.  Desta vez, a tecnologia teve um papel além do espaço físico do evento, sendo responsável por garantir a conexão de mais 650 mil usuários, totalizando cerca de 2 milhões visualizações (números ainda parciais).

Mas quando falamos em tecnologia para garantir o acesso do público, devemos pensar além da conectividade. A tecnologia digital viabiliza os serviços gerenciados, que, além da conexão, representam todo ecossistema tecnológico embarcado em um evento de grande porte, incluindo a infraestrutura de TI, segurança cibernética, internet das coisas, cloud e plataformas de inteligência artificial. Durante estes dois dias de Game XP, registramos 100% de disponibilidade de serviço e um tráfego total de dados de 7,48 TB, o equivalente a 2 milhões de fotos em alta resolução, 374 horas de games on-line, 2.500 horas de streaming e 15 mil downloads de filmes.

Para atender à demanda de infraestrutura de um evento desta magnitude, a Oi Soluções montou um Centro de Operações de Rede (NOC, na sigla em inglês) no Parque Olímpico no Rio de Janeiro.  A unidade contou com uma sala de controle com links de dados de fibra ótica, conferindo uma rede robusta e de baixa latência essencial para jogos on-line, com cabeamento estruturado e Wi-Fi para a produção do evento, além de dispositivos de IoT para gerenciamento dos pontos de energia e monitoração da fibra. O NOC garantiu a segurança das transmissões e a qualidade dos serviços de conectividade e TI do festival para a realização das competições e das experiências digitais do público.

Seja presencial, virtual ou híbrido, um evento de grande porte precisa estar ancorado na escolha certa de soluções digitais, na eficiência dos pontos críticos para operar todo esse ecossistema e em um time especializado no centro de operações, gerando informações em tempo real que servirão para a tomada de decisões da organização do evento. A tecnologia funciona então como uma grande facilitadora para aumentar a capacidade de gestão e controle da equipe de produção, ajudando a proporcionar ao público a melhor experiência.
*Adriana Viali é head da Oi Soluções

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