Telecom

Reino Unido abre concurso de 4 milhões de libras por 5G em lugares públicos

O governo do Reino Unido abriu um concurso para eleger projetos capazes de permitir às operadoras de telefonia móvel instalar equipamentos 5G em prédios públicos e infraestrutura rodoviária. Iniciativa prevê o uso de abrigos de ônibus e postes de luz para a instalação dos equipamentos 5G e está avaliada em 4 milhões de libras esterlinas.

O Departamento de Digital, Cultura, Mídia e Esporte (DCMS) afirma que o concurso tem o objetivo de identificar maneiras diversas para a instalação dos equipamentos 5G, de forma rápida, econômica e com mínimo impacto na paisagem. A intenção de usar os lugares já existentes é para reduzir a necessidade de construção nova para o 5G.

Para o Ministro da Infraestrutura Digital, Matt Warman, há um “enorme potencial” nos postes de iluminação e nos abrigos de ônibus. O executivo também acredita que operadoras e conselhos locais possam vir a trabalhar de forma mais eficaz de forma a usufruir dos “incríveis benefícios de uma conectividade mais rápida como o 5G”.

As inscrições no concurso podem ser feitas até 18 de novembro. O governo do Reino Unido tem outras iniciativas para massificar o 5G, entre elas, o investimento de 250 milhões de libras na diversificação da cadeia de abastecimento de componentes e outros 30 milhões de libras em projetos de P&D para acelerar a adoção de RANs abertos.


Botão Voltar ao topo