Serpro e Dataprev entram no acordo de redução de preços com Microsoft
O governo federal firmou um novo aditivo ao acordo de preços com a Microsoft, maior fornecedora de produtos e serviços de tecnologia da informação na administração pública. Entre as principais mudanças está a inclusão de Serpro e Dataprev como beneficiárias do catálogo de preços negociado com a empresa.
Segundo o Ministério da Economia, as novas condições ampliam os descontos independentemente do número mínimo de licenças adquiridas. “No novo acordo foram eliminadas exigências de quantidade mínimas de licenças por aquisição para assegurar o desconto negociado pelo governo federal, que ficou em 17,68%”, diz o secretário especial de Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.
Nas contas da SGD, a estimativa de economia é de R$ 53 milhões por ano com aquisições de órgãos públicos federais. Mas vale lembrar que o acordo com a MS tem adesão de entes subnacionais e de outros Poderes, como o Supremo Tribunal Federal, Conselho Nacional de Justiça, TRF 3, TRE-MG, Câmara dos Deputados, os Ministérios Públicos do Rio de Janeiro, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, órgãos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Goiás, além da prefeitura de Vitória (ES).
“Com a atualização do acordo com a Microsoft, compras realizadas por grandes ministérios ou por órgãos de pequeno porte terão os mesmos benefícios”, diz o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro. O catálogo de produtos que integra o acordo de preços tem mais de 2 mil itens.
A negociação com os principais fornecedores de TI com base no poder de compra do Poder Público começou em 2019. Além da Microsoft, o Ministério da Economia tem acordos firmados com a Oracle, a IBM, a VMWare, a RedHat e a Qlik, e mantém um catálogo de preços em produtos da Broadcom e da Adobe.
* Com informações do ME