Edge computing: teles ainda não sabem como ganhar dinheiro
As teles ainda não sabem como vão ganhar dinheiro com o edge computing. Pelo menos é o que disseram a francesa Orange e a norueguesa Telenor no 5G World, realizado em Londres. Para as operadoras tudo ainda é muito incipiente e os modelos comerciais não são claros.
“Ainda há muito trabalho a ser feito na cadeia de valor para ver como podemos ganhar dinheiro, tanto [para] as operadoras quanto para as empresas”, afirmou o diretor de estratégia de rede da Orange, Yves Bellego. “Precisamos ir passo a passo. Há algumas teles indo muito rápido, mas não sabemos qual será a real demanda”, adicionou.
Opinião compartilhada pelo vice-presidente sênior de arquitetura de rede do Grupo Telenor, Terje Jensen. O executivo admitiu que o edge computing ainda está em fase de amadurecimento e não é um negócio estável.
“Precisamos entender melhor o que os clientes corporativos estão pedindo ou vão querer daqui para frente para pensarmos em modelos de negócios”, frisou. Mas assumiu que há áreas potenciais de oportunidades como analytics, segurança e Inteligência Artificial.