Internet

YouTube decide bloquear todo conteúdo antivacina

O YouTube a anunciou nesta quarta, 29/9, que vai bloquear todo o conteúdo antivacinas, e não apenas as relacionadas à pandemia de Covid-19, que desde o ano passado já provocou a remoção de 130 mil vídeos da plataforma, conforme comunicado

“Desde o ano passado, removemos mais de 130.000 vídeos por violar nossas políticas de vacinas Covid-19. Temos constantemente visto falsas alegações sobre as vacinas contra o coronavírus se espalharem pela desinformação sobre as vacinas em geral, e agora estamos em um ponto em que é mais importante do que nunca expandir o trabalho que iniciamos com Covid-19 para outras vacinas”, diz o YouTube na nota publicada nesta quarta. 

Como explica, “o conteúdo que alegue falsamente que as vacinas aprovadas são perigosas e causam efeitos crônicos à saúde, que as vacinas não reduzem a transmissão ou a contração da doença ou que contém informações incorretas sobre as substâncias contidas nas vacinas, será removido”. 

Segundo o YouTube, isso inclui conteúdo que afirma falsamente que as vacinas aprovadas causam autismo, câncer ou infertilidade, ou que as substâncias nas vacinas podem rastrear aqueles que as recebem. “Nossas políticas não cobrem apenas imunizações de rotina específicas, como para sarampo ou hepatite B, mas também se aplicam a declarações gerais sobre vacinas”.

A medida comporta exceções. “Dada a importância da discussão e do debate públicos para o processo científico, continuaremos permitindo conteúdo sobre políticas de vacinas, novos ensaios de vacinas e sucessos ou fracassos históricos de vacinas no YouTube. Testemunhos pessoais relacionados a vacinas também serão permitidos, desde que o vídeo não viole outras Diretrizes da comunidade ou o canal não mostre um padrão de promoção de hesitação à vacina.”


Botão Voltar ao topo