Telecom

Europa e EUA se unem por conta da escassez de semicondutores

Europa e Estados Unidos se unem por semincondutores nessa disputa global. Não por acaso aconteceu a primeira reunião do recém-formado Conselho de Comércio e Tecnologia da UE-EUA (TTC). De acordo com  a vice-presidente executiva da Comissão Europeia e integrante do Conselho, Margrethe Vestager, os semicondutores são uma prioridade tanto que EUA e União Europeia vão trabalhar juntos para assegurar o abastecimento – há uma escassez sensível de chips no mundo – e também o fomento à produção.

O TIC também acertou o desenvolvimento conjunto de plataformas de IA e a cooperação na triagem de investimentos e controles de exportação que abrangem tecnologias sensíveis. O grupo acrescentou que planeja se envolver com gigantes da tecnologia para melhorar as práticas de dados.

“Estamos comprometidos com a cooperação transatlântica em relação às políticas de plataforma que se concentram na desinformação, segurança do produto, produtos falsificados e outros conteúdos prejudiciais”, pontuou o conselho, em nota encaminhada ao mercado.

Embora o TTC não tenha mencionado especificamente a ameaça representada pela China, a mensagem passada foi de conflito geopolítico. “Estamos juntos para proteger nossos negócios, consumidores e trabalhadores de práticas comerciais desleais, em particular aquelas impostas por economias que não são de mercado e que estão minando o sistema comercial mundial.”


Botão Voltar ao topo