Ataque cibernético paralisa Tribunal Regional do Trabalho em Porto Alegre
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, com sede em Porto Alegre (RS), comunicou a ocorrência de um incidente cibernético em seus ativos digitais, definido como “ataque cibernético”.
O TRT4 levou mais de 24 horas para comunicar o incidente. Como todas as empresas atacadas, o TRT 4 diz que não foram detectados danos ou vazamento de dados processuais ou pessoais de servidores e magistrados. O ataque aconteceu no dia 30 de dezembro, mas só veio a público neste final de semana.
Este é o comunicado publicado ontem pelo Tribunal:
COMUNICADO: Ataque cibernético na infraestrutura tecnológica do TRT-RS
A Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região – TRT4 vem a público comunicar que, no dia 30.09.2021 (quinta-feira), por volta das 12 horas, foram detectados registros suspeitos de atividades maliciosas na infraestrutura tecnológica do TRT4.
Imediatamente após a confirmação do ataque cibernético, a equipe técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT4 (SETIC) executou as medidas de isolamento e contenção dos danos potenciais, a fim de preservar a segurança e a integridade das informações.
Os procedimentos realizados até o momento se mostraram eficazes, de forma que não há indícios de comprometimento ou vazamento dos dados processuais e pessoais, tendo sido assegurada a disponibilidade do PJe durante todo o período.
A SETIC segue trabalhando na avaliação da extensão do incidente e atuando com a maior agilidade possível para restabelecer a normalidade e a segurança do ambiente computacional.Por fim, cumpre ressaltar que, além dos esforços de reação ao ataque cibernético e recuperação dos serviços, este Tribunal adotará as medidas legais cabíveis.
Porto Alegre, 1º de outubro de 2021
Com informações da assessoria de imprensa