Atento diz que suspendeu conexões de clientes no Brasil por integridade dos dados
A Atento soltou um comunicado oficial nesta quinta-feira, 21/10, onde informa que suspendeu as conexões com os clientes no Brasil tão somente por isolamento dos sistemas impactados. Relata ainda que as investigações estão em andamento para avaliar o impacto do incidente cibernético para tomar as medidas cabíveis.
Companhia, no entanto, não informa qual foi o tipo de incidente cibernético sofrido- não assume se foi ransomware ou malware. A Atento garante que, após o ataque, “foram implantados todos os protocolos de cibersegurança disponíveis a fim de avaliar e conter a ameaça.”
A interrupção dos serviços dos clientes no Brasil teve como “objetivo de prevenir qualquer risco aos seus clientes, foi realizado proativamente o isolamento dos sistemas impactados na Atento e também foram suspensas as conexões com os clientes no Brasil. Este foi o motivo que causou a interrupção do serviço”.
A empresa reforça que a ameaça foi contida rapidamente e nas primeiras 24h foi possível iniciar o fornecimento de serviço com limitações para alguns clientes. Neste momento, as operações do data center já foram retomadas e a companhia começará a retomar progressivamente mais serviços. Mas clientes estão com plano B e com operação própria de call center.
A Atento é um dos cinco maiores provedores em nível mundial de serviços de gestão de relacionamentos com clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO), e líder na América Latina. A Atento também é uma provedora líder de serviços CRM/BPO nearshoring para empresas que desenvolvem suas atividades nos Estados Unidos. Desde 1999, a empresa tem desenvolvido seu modelo de negócios em 14 países e conta com 150.000 funcionários.