Boom de rede neutra faz Enel querer controle total da Ufinet no Brasil
O boom de mercado para redes neutras faz com que a Enel, uma das maiores empresas da Europa, queira ficar com o controle acionário da Ufinet no Brasil. A Enel já detém 21% da empresa de infraestrutura de banda larga, mas, agora, estaria disposta a investir 2,1 bilhões para ficar com a participação majoritária, conta a Agência Reuters. A Ufinet, recém-comprou a NB Telecom, detentora de uma rede de 500 Km d fibra ótica no Rio de Janeiro.
Depois de conquistar o controle da Ufinet, a Enel planeja lançar um processo para encontrar um comprador para até 49% das ações e usar o dinheiro para financiar a expansão, aproveitando as altas avaliações desses ativos, reportam jornais italianos. A Enel, que controla a concessionária espanhola Endesa (ELE.MC), possui operações de energia na América Latina e lançou um negócio de serviços financeiros na Colômbia.
A Ufinet gerencia mais de 75.000 quilômetros de fibra óptica em países da América Latina, México e Estados Unidos. A Enel comprou sua participação na Ufinet International em 2018 quando a Cinven, com sede em Londres, dividiu a empresa em duas, vendendo 100% de seus negócios espanhóis para o fundo de infraestrutura Antin e o negócio latino americano para um outro grupo da própria Cinven.
Em outubro, de acordo com o site Canal Energia, a Enel anunciou um piloto para tentar a regularização da desordem do atual cenário da ocupação dos postes, disputados pelas concessionárias de energia, telecomunicações e provedores Internet.
O piloto vai alcançar 81 km de fibra para 2.700 postes, em cerca de 0,21% da área de concessão. Em apresentação para a diretoria, o representante da Enel SP, Yuri de Oliveira, lembrou que embora seja em uma região pequena, ela é importante por ser na região central de São Paulo.
A Ufinet vai atuar como operador neutro. Segundo Oliveira, a rede de fibra vai ficar acima da rede de luz e abaixo da rede de baixa tensão. Como estará entre redes, a segurança é uma variável importante que deverá ser observada por todos os envolvidos. Não há informação sobre quando a iniciativa será posta em prática.