Ainda há muito trabalho a ser feito para ter qualidade de dados
Pesquisa da TGT Consult mostra que a era baseada em dados tornou-se obrigatória e as corporações precisam adotar práticas mais eficientes e melhores processos de tomada de decisão.
A transição para uma era baseada em dados tornou-se obrigatória para que as empresas progridam no mercado, mostrou relatório divulgado pela TGT Consult. Adotar analytics pode promover práticas mais eficientes e melhores processos de tomada de decisão, criando ambientes mais seguros, vantagens competitivas entre os fornecedores e gerar novas receitas.
O estudo apontou que a maioria das empresas brasileiras ainda está nos estágios iniciais do processo de adoção da jornada de dados. Diversas companhias ainda não fizeram a integração de IoT e dados de terceiros, que poderiam auxiliar na coleta de insights adicionais. Com isso, observa-se uma tendência de crescimento no setor de serviços de engenharia de dados, como explicou Marcio Tabach, analista líder da TGT/Consult ISG e autor do estudo.
Segundo ele, no Brasil, a arquitetura de dados não é integrada e muitos dados estão on-premise, e não em nuvem. Para ele, ainda há muito trabalho a ser feito no quesito de qualidade de dados, ou seja, reduzir e cruzar informações duplicadas e esse é um serviço de engenharia de dados. Outra tendência destacada por Tabach diz respeito aos serviços de gerenciamento de ciclo de vida, com a figura do DataOps, ou seja, um profissional que cuida de todos os dados da empresa de forma que eles sejam aproveitados e usados para extrair valor quando necessário.
No Brasil, o uso de chatbots inteligentes e o crescimento de bancos digitais são exemplos de casos notáveis de ciência de dados no País. A priorização da transformação digital se tornou obrigação durante o ano de 2021, uma vez que as empresas precisaram se adaptar para melhor atender seus clientes durante a pandemia da covid-19.