Vivo estrutura rede telco-cloud para aplicações 5G
Por conta do 5G, a Vivo tem investido na modernização de aplicações e infraestrutura de rede com a plataforma Vivo Telco Cloud. Ela permite que a Vivo integre, implante e gerencie funções virtuais de rede (VNFs), e funções nativas de nuvem (CNFs).
A Vivo Telco Cloud passou por dois anos de testes laboratoriais, reuniões e discussões técnicas para definir o melhor formato para modernizar aplicações e habilitar novas experiências de uso com a conectividade do 5G. Para isso, foi necessário o uso de infraestrutura definida por software, automatizada e virtualizada, com base nas tecnologias NFV e CNF, uma abordagem que habilita o uso de containers em redes de telecomunicações.
A VMware foi parceira da iniciativa nos últimos 24 meses. “É essencial a virtualização da nossa rede para cumprir os desafios de implantação dos novos serviços propiciados pela tecnologia 5G. Trabalhamos em um processo de seleção detalhado e fechamos a parceria com a VMware para esse novo modelo de construção de redes”, declarou Elmo Matos, diretor de planejamento e tecnologia da Vivo.
Para que o impacto fosse imperceptível na estabilidade das redes Vivo, a implantação do ambiente produtivo foi dividida por etapas. Primeiramente, foi feita a preparação de todo o local, com a instalação de equipamentos de rede, servidores, software e customizações.
Atualmente em andamento, a etapa seguinte contempla a implementação das tecnologias de VNF e CNF. Coube à NTT ser responsável por realizar o Project Management Office (PMO), a integração entre os sistemas, o suporte em todas as camadas previstas e a definição das redes. O valor do projeto não foi revelado pelas partes.