O futuro híbrido e as relações governamentais
O Zoom segue desenvolvendo soluções com atenção às diversas necessidades que surgiram durante a pandemia. Dentro do seu escopo está a questão do futuro híbrido e as relações governamentais em cada país. O Zoom foi adotado pelo Congresso no Brasil, tanto na Câmara de Deputados quanto no Senado, facilitando não só o trabalho remoto, mas também os debates legislativos e as deliberações que são fundamentais em um sistema democrático.
Dessa forma, governos locais e federais usam a plataforma tanto para aprimorar a colaboração interna quanto a externa, o que viabiliza a expansão dos serviços para um maior alcance das pessoas. A solução é conhecida por ser de fácil implementação e por possuir excelente funcionamento em todos os dispositivos. As conexões acontecem de forma rápida, eficiente e segura. A ideia é proporcionar mais acessibilidade e criar espaços mais imersivos para quais demandas que surjam.
A pandemia nos forçou em todos os sentidos para que fizéssemos uma mudança brusca na forma de trabalhar e de como conduzimos nossas vidas. Para figuras públicas eleitas em muitos países não foi diferente. Sob o radar, identificamos uma silenciosa revolução tecnológica que ocorre em gabinetes e salas de reuniões nas comunidades em todo o mundo. Isso inclui a adoção de soluções de videoconferência, a qual significa que os governantes eleitos localmente adotaram recursos para representar seus constituintes e tomar decisões no local de governo onde quer que estejam.
Governos e autoridades querem manter o trabalho híbrido
O fato é que as soluções do Zoom implantadas dentro dos modelos de trabalho híbrido estão expandindo a participação de governos e dos cidadãos. Destacamos aqui, por exemplo, a experiência na Irlanda, onde as autoridades locais querem manter um modelo híbrido. Para entender o impacto da adoção digital e a mudança para o trabalho remoto das autoridades políticas na Irlanda, o Zoom colaborou com a Associação do Governo Local da Irlanda, o maior órgão representativo do governo local do país.
A partir dessa experiência foi feita uma pesquisa com todos os 949 membros do conselho eleito em toda a Irlanda. Isso os ajudou a revelar uma compreensão dos desafios e aprendizados que os membros eleitos das autoridades locais encontraram na transição para um ambiente online. O Zoom se destacou como fornecedor de videoconferência no país, onde foi o aplicativo mais baixado na Apple App Store em 2020.
A empresa observou atentamente o desempenho do uso de videoconferência para compromissos do conselho local, e também sobre o que poderia ser melhorado para ajudar a fazer o trabalho remoto funcionar não só na circunstância do isolamento social, mas pensando no futuro. Os resultados da pesquisa destacam a popularidade da mudança para o trabalho remoto. Foi constatado como os modelos de trabalho híbridos podem ampliar a participação cívica se mantidos por um longo prazo.
Além disso esta pesquisa revelou que:
– 77% das autoridades eleitas localmente desejam manter um modelo híbrido para o governo pós-pandemia.
– 81% dos entrevistados acreditam que um ambiente híbrido facilita um melhor equilíbrio familiar, pessoal, de trabalho ou estudo em seu papel como representante eleito.
– 51% acreditam que um ambiente híbrido encorajará mais participação na política local de grupos sub-representados, incluindo mulheres, menores de 35 anos, trabalhadores autônomos, cuidadores em tempo integral e pessoas com deficiências.
– 26% acreditam que poder comparecer às reuniões do conselho remotamente ajudará o meio ambiente e promoverá a sustentabilidade na Irlanda.
O futuro híbrido
O país se abriu para o futuro híbrido e essa experiência pode inspirar milhões de outros governos. A mudança de atitude em relação ao trabalho híbrido não se limita na Irlanda à política local. Como parte da estratégia de trabalho remoto, um marco do governo, as pessoas que trabalham em casa se beneficiarão de novos incentivos fiscais – algo que o Zoom destaca publicamente ser de grande importância.
Paralelamente, o governo organizou uma rede de 400 centros de trabalho remotos que oferecem aos trabalhadores uma alternativa ao escritório – todos habilitados com soluções do Zoom. Nós queremos incentivar a criação de novos centros e acreditamos que temos o compromisso de apoiar as autoridades governamentais. Por isso, é importante que lideranças ao redor do mundo conheçam as iniciativas e experiências já adquiridas, e que podem incentivar uma nova era de transformação digital dos órgãos públicos.
Tudo isso está aliado a uma expansão que vai além do território nacional. O Zoom pensa no papel da tecnologia na Diplomacia Moderna. Constatamos que governos e organizações internacionais precisam de soluções de colaboração que permitam uma comunicação eficaz e impactante com outros países, territórios e regiões. Isso significa dialogar em outras línguas e conectar com novas culturas.
Hoje, o Zoom incluiu em sua plataforma serviços de tradução avançados para diversos idiomas, utilizando inteligência artificial com tecnologia de voz para texto em tempo real, o intuito é impulsionar as operações e criar conexões entre pessoas e organizações. A empresa oferece suporte à comunicação e colaboração em todo o mundo por meio de flexibilidade e interoperabilidade. E a plataforma garante total segurança para seus usuários e recursos de criptografia de ponta a ponta em seus conteúdos gerados.
* Nicolas Andrade é responsável por parcerias e iniciativas do Zoom com os segmentos públicos e privados, pelos engajamentos sociais e governamentais da empresa, com foco nas políticas de saúde, educação e segurança. Antes do Zoom, Nicolas Andrade trabalhou no Facebook, onde atuou como gerente de políticas públicas e coordenou o centro de inovação da empresa. Também trabalhou no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, quando atuou como coordenador de estratégia para a América Latina durante o evento esportivo global no Rio de Janeiro.