Multicloud: integração de dados desafia gestores de TI
Os principais desafios de multicloud compreendem gerenciamento de segurança (49%), integração de dados (49%) e custo (43%) na borda da nuvem. Embora multicloud seja o modelo operacional mais usado e o único com expectativa de crescimento, a maioria das empresas está lutando com a realidade de operar em várias nuvens, privadas e públicas.Cada vez mais líderes de TI percebem que não existe uma abordagem única para a nuvem, tornando multicloud híbrida (modelo operacional de TI com várias nuvens privadas e públicas com interoperabilidade entre elas) o ideal de acordo com a maioria dos respondentes.
O relatório também mostra que a mobilidade da aplicação é o mais importante. Quase todas as organizações (91%) mudaram uma ou mais aplicações para um novo ambiente de TI durante os últimos 12 meses. Entretanto, 80% dos entrevistados concordam que mover uma carga de trabalho para um novo ambiente de nuvem pode ser caro e demorado. Eles citam a segurança (41%) com mais frequência como o motivo da mudança, seguido pelo desempenho (39%), e controle da aplicação (38%).
Além disso as empresas estão se tornando mais estratégicas no uso da infraestrutura de TI. Quase três quartos dos entrevistados (72%) dizem acreditar que a função de TI em suas organizações é percebida como mais estratégica do que era há um ano. Eles também citam razões comerciais para mudar seus modelos de infraestrutura, tais como melhorar o trabalho remoto e a colaboração (40%), apoiar melhor os clientes (36%), e fortalecer a continuidade dos negócios (35%).
Além disso, eles começaram a combinar estrategicamente cada carga de trabalho com a infraestrutura mais adequada, com base em fatores como segurança (41%), desempenho (39%) e custo (31%), provavelmente um motor principal por trás da proliferação da multicloud. Os dados fazem parte da quarta edição da pesquisa Enterprise Cloud Index (ECI) global, que mede o progresso empresarial referente a adoção da nuvem.
A pesquisa mostrou que o multicloud é o modelo de implantação mais utilizado atualmente e a adoção saltará para 64% nos próximos três anos. Mas a complexidade do gerenciamento pelas fronteiras da nuvem continua sendo um grande desafio para as empresas, com 87% concordando que o sucesso da multicloud requer um gerenciamento mais simples por meio de infraestruturas mistas de nuvens. Participaram da pesquisa 1700 tomadores de decisão de TI de todo mundo, inclusive no Brasil.