Cloud

Apetite digital fez SAP Brasil crescer três dígitos em serviços na nuvem

A SAP Brasil registrou mais um ano de forte crescimento de receita e volume de negócios no país, com destaque especial para a consolidação da empresa no mercado de ERP na nuvem. O grande motor do crescimento foi a oferta de transformação digital RISE with SAP, que fez com que o ERP SAP S/4HANA Cloud registrasse crescimento de três dígitos, em comparação com o ano anterior. Setores importantes da indústria brasileira — do agronegócio às startups — escolheram a tecnologia SAP como solução para modernizar a gestão e acelerar os resultados.

O grande apetite das empresas brasileiras por inovação digital levou a SAP Brasil a um crescimento expressivo em diversas de suas linhas de negócios. Além da oferta de ERP Cloud, outras áreas que apresentaram crescimento acima das previsões incluem Digital Supply Chain (gestão de cadeia de suprimentos), SAP SuccessFactors (gestão de capital humano), e SAP Business Technology Platform (plataforma de inovação), todos com dois dígitos.

“Vimos em 2021 uma demanda bastante agressiva de setores muito diversos do mercado brasileiro, que buscaram um parceiro de tecnologia habilitado a compreender suas necessidades de negócios e entregar soluções escaláveis e de fácil implementação”, pontuou Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil. “Sentimos tais demandas de setores bastante tradicionais, como o agronegócio, até as startups nacionais de tecnologia. Independentemente do setor, as necessidades eram as mesmas: confiabilidade, escalabilidade, resiliência e profundo entendimento dos negócios em ambiente digital”, complementou a executiva.

Resultados expressivos no quarto trimestre

O último trimestre de 2021 foi particularmente forte para a SAP Brasil. Além de seguir a tendência do ano de forte demanda por soluções de ERP Cloud, o mercado nacional investiu em áreas como gestão de fornecedores e de viagens nos últimos meses. Linhas de negócios como SAP Ariba e SAP Concur apresentaram crescimento na casa dos três dígitos.


“O avanço da vacinação e a expectativa de retornarmos à normalidade em algum momento em 2022 fez com que as empresas retomassem seus planos de modernização da gestão, preparando-se para uma nova fase de crescimento da economia no pós-pandemia”, explicou Adriana Aroulho. “Este momento do final de 2021 ao início de 2022 está sendo usado fortemente na preparação para a retomada da economia e para levar os negócios para a nuvem”, finaliza Adriana Aroulho. 

Soluções endereçam sustentabilidade, experiência do colaborador e rastreabilidade

A Petrobras está acelerando a transformação digital também na sua gestão da sustentabilidade. Uma das maiores empresas de petróleo e gás do mundo trabalha com a solução SAP Environment, Health and Safety Management (EHS) para apoiar sua meta de reduzir as emissões totais em 25% e o uso de água em 50% até 2030. A Petrobras também implementou em sua operação o SAP Concur para agilizar o processo de gestão de viagens, visando reduzir a complexidade das solicitações e despesas para viagem de negócios e melhorar a experiência do funcionário.

Referência global no desenvolvimento de soluções a partir de fontes renováveis ​​e líder mundial na produção de celulose de eucalipto, além de uma das maiores produtoras de papel da América Latina, a Suzano aprofunda sua parceria de longa data com a SAP ao adotar o SAP Concur. Com a solução em nuvem, a empresa busca ter uma visão clara dos gastos, cortar custos, agilizar o processo de reembolso e impulsionar a conformidade de suas operações no Brasil.

A SulAmérica, maior seguradora independente do Brasil, também investiu em soluções SAP Human Experience Management para reduzir a rotatividade e melhorar a visibilidade da jornada dos 4.500 funcionários. A empresa viu na combinação de SAP SuccessFactors e Qualtrics a chave para promover maior autonomia dos gestores e engajamento de todos os funcionários, minimizando possíveis impactos operacionais de novas aquisições.

Já o o laboratório Aché recorreu ao SAP Information Collaboration Hub for Life Sciences para aumentar os esforços de rastreabilidade e conformidade, tão essenciais no setor de saúde. Com essa rede de nuvem pública, a empresa facilitará a comunicação entre seus parceiros comerciais da cadeia de suprimentos, podendo autenticar as embalagens farmacêuticas devolvidas de hospitais e farmácias aos atacadistas antes que os produtos sejam revendidos.

Botão Voltar ao topo