Fintech do Santander usa Oracle por backup na nuvem
A Toro Investimentos, uma fintech do grupo Santander Brasil, fundada em 2010, reforçou o uso da nuvem na área de tecnologia, ao implantar o Oracle Cloud Infrastructure (OCI), para ter mais autonomia e custo-benefício com o seu banco de dados e também no backup das informações.
“Temos nossas bases de clientes crescendo em ritmo acelerado a cada dia e, no modelo on-premises, é preciso adquirir novas máquinas e novo armazenamento, além de ter um deslocamento até o datacenter para implementar isso. Toda essa manutenção tem um custo embutido de pessoas, horas e planejamento. Mas com o uso da nuvem o processo é muito mais fácil, já que podemos fazer os ajustes em pouco tempo e comportar este crescimento da empresa também”, diz Diego Couto, gerente de Tecnologia na Toro Investimentos.
Além de trazer mais espaço e maior agilidade no armazenamento, o foco principal da mudança é dar ainda mais segurança aos clientes da Toro. Com a implementação, a Toro Investimentos estima que será possível economizar 20% no custo a longo prazo com a nuvem, evitando esses gastos indiretos do armazenamento on-premises. Além disso, já foi percebido um ganho no desempenho em relação às tarefas no banco de dados.
“Antes, demorávamos cerca de quatro horas para fazer um backup completo do nosso banco de dados rodando em on-premises, agora estou levando de 45 minutos a 1 hora, dependendo se eu tenho ou não uma rotina de fechamento em execução”, diz Derick Costa, Developer na Toro Investimentos. Os valores investidos não foram revelados.