Vivo e TIM projetam iniciar desligamento do 2G em 2022
A Vivo e a TIM vão iniciar o desligamento da rede 2G ainda em 2022, afirmou nesta quarta-feira, 23/02, o diretor-presidente da Vivo, Christian Gebara, em mais um passo do acordo de compartilhamento fechado entre as teles. O executivo admite que o projeto atrasou porque foi necessário o desenvolvimento de sistemas de TI por parte das duas operadoras, e assegurou que o desligamento será gradual. “Nada será feito de forma rápida. A ideia é combinar economias de Capex”, afirmou.
Ainda no acordo de compartilhamento do 4G, Gebara diz que o projeto ‘caminha bem’, com a liberação de espectro para outras tecnologias, como acontece na faixa de 1.800 Mhz. Já o single-grid do 2G está mais avançado, com uma nova previsão de ser expandido para cerca de 400 cidades. TIM e Vivo fizeram um piloto para um total de 50 cidades (25 para cada), mas Gebara considera que se trata de um projeto complexo por conta da infraestrutura necessária.
“O piloto foi bem, e agora estamos mapeando o próximo passo. O potencial é de 1,6 mil cidades, e talvez façamos 25% disso neste ano”, reiterou. Já no 4G, o CEO da Vivo revelou que há o ran sharing acontece em 720 cidades, sendo 360 da Vivo e 360 da TIM. Cauteloso, Gebara preferiu não dar mais detalhes sobre o futuro desse projeto de compartilhamento no 4G. “Vamos analisar e ver e se teremos novas cidades”, destacou.