O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Telecom

Acesso fixo em 5G pode ser até 45% mais barato do que fibra na cidade

Embora o acesso fixo sem fio fixo (FWA) tenha sido amplamente visto como um meio de fornecer conectividade para áreas rurais, a GSMA Intelligence defende que também pode ser mais econômico em áreas urbanas sob certas condições.

Em um relatório, a empresa de pesquisa analisou como o FWA 5G poderia fornecer serviços de banda larga com velocidades de download de pelo menos 100 Mbps em comparação com tecnologias alternativas de linha fixa e em vários cenários de implantação. O relatório foi lançado este mês e é o terceiro de uma série de pesquisas GSMA Intelligence FWA patrocinadas pela Qualcomm Technologies.

A GSMA Intelligence analisou o custo total de propriedade (TCO) para mostrar como o FWA é uma alternativa econômica ao FTTH (fibre-to-the-home) em alguns casos. O relatório se concentrou nas implantações de FWA e FTTH nos EUA, América Latina e Europa ao longo de um período de dez anos em áreas urbanas e suburbanas e cidades rurais.

A GSMA Intelligence se concentrou em operadoras móveis que possuem uma rede 5G existente para serviços móveis e detêm 100 MHz de espectro de banda média na banda de 3,5 GHz e 400 MHz de espectro mmWave nas bandas de 26 GHz a 28 GHz.

Em todos os mercados cobertos, a GSMA Intelligence encontrou uma estratégia de implantação FWA 5G que incluía o uso de estações base existentes das operadoras na extensão máxima possível, espectro de banda média para cobertura e capacidade e espectro de ondas milimétricas como uma camada de capacidade adicional. alternativa eficaz ao FTTH em muitos casos, mesmo quando um operador pode implantar fibra usando a infraestrutura existente.


Nas áreas suburbanas, o FWA de banda média 5G mais mmWave pode proporcionar economia de custos de até 70% em relação ao FTTH, onde novos dutos ou postes precisam ser implantados pelo operador. Onde os dutos e postes precisam ser compartilhados ou alugados, a economia de custos pode chegar a 30% na América Latina e 20% na Europa.

A GSMA Intelligence também descobriu que usar bandas médias 5G seria vantajoso em áreas urbanas sem infraestrutura de fibra existente que pudesse ser compartilhada ou alugada. Nesses casos, a economia de custos esperada pode chegar a 45%, dependendo da região. Também pode custar de 10% a 15% menos do que o FTTH em áreas urbanas com infraestrutura de fibra subterrânea existente que pode ser compartilhada ou alugada.

Operadoras com 200 MHz de espectro de banda média e 800 MHz de espectro mmWave que planejam implantar 5G mid-band mais mmWave FWA em áreas urbanas e suburbanas na Europa e nos EUA podem esperar uma melhoria na economia de custos de 10 pontos percentuais para 15 pontos percentuais quando a demanda de tráfego é muito alta. Para aqueles com 200 MHz de banda média e 400 MHz de espectro mmWave, ou 100 MHz de banda média e 800 MHz de espectro mmWave, a melhoria pode variar de 5 pontos percentuais a 10 pontos percentuais.

Em cidades rurais, FWA com bandas médias de 5G pode proporcionar economia de custos de até 80% quando há falta de infraestrutura de fibra que os operadores possam alugar ou compartilhar. Onde a infraestrutura pode ser alugada ou compartilhada, pode gerar economia de custos de até 10% na Europa, 20% nos EUA e 30% na América Latina.

* Com informações do MWL

Botão Voltar ao topo