PF caça hackers que invadiram sistemas de seis universidades federais
Uma operação da Polícia Federal nesta quinta, 28/4, cumpre mandados de busca e apreensão relacionados aos responsáveis por ataques hacker a universidades federais há cerca de um ano.
Pelo menos seis instituições sofreram o ciberataque em maio de 2021: Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Segundo a PF, o ciberataque consistia na invasão dos sistemas de informática das universidades, promovendo o processo de modificação do conteúdo que é exibido em um site ou pichação (defacement), causando danos aos bancos de dados das instituições de ensino.
A invasão possibilitou acesso de usuário com nível privilegiado nos sistemas, ao explorar a vulnerabilidade de um software ligado a componentes obsoletos e sem atualização. A partir disso, conseguiu implantar ferramentas para a captura de senhas de usuários administradores.