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SAS se organiza para fazer IPO em 2024

O vice-presidente-sênior do SAS, Gavin Day, informou que, neste momento, a empresa refaz e otimiza a maneira que faz e administra os negócios para se reportar como uma empresa pública. Mas garante: o SAS se mantém fiel à sua cultura.

O SAS caminha para abrir capital em 2024. Há uma obsessão de Jim Goodnight, cofundador e CEO da empresa de software, para deixar a companhia pronta para o IPO em dois anos. “Estamos no meio desse processo agora. E o que isso significa? Como uma empresa privada de 46 anos, não tivemos que reportar e não tivemos que operar estritamente de uma perspectiva regulatória como uma empresa pública”, disse Gavin Day, vice-presidente-sênior do SAS, ao responder perguntas de jornalistas nesta terça-feira (10/05).

Gavin Day explicou que o SAS, no momento, está refazendo e otimizando a maneira que faz e administra os negócios para se reportar como uma empresa pública. E uma das outras perguntas que o SAS recebe muito é sobre o tempo. “Parte desse momento é que muitos dos IPOs que estamos vendo agora são empresas muito menores do que uma empresa de mais de três bilhões de dólares, que é o SAS. Então, uma das coisas que a nossa comunidade de investidores nos disse é que eles querem que operemos internamente como uma empresa pública por pelo menos quatro a seis trimestres. Então, é isso que estamos fazendo agora”, esclareceu o VP.

Na preparação para IPO, as metas de negócios permanecem um pouco as mesmas de operar os negócios como o SAS tem feito nas últimas décadas, disse Gavin Day. Ele destacou o crescimento consistente da receita em dois dígitos e em todas as nossas áreas de tecnologia. “Esse é um foco para nosso CEO e para nossos líderes de vendas. Além disso, talvez algo um pouco diferente do que você vê no mercado em nossos concorrentes, é que isso é crescimento lucrativo e responsável. Temos uma sequência de 46 anos de lucratividade e acho que, enquanto esperamos 2024, veremos a visão de apenas um crescimento de receita ultrajante e um tipo de despesa mudar um pouco”, completou Day.

Mas como conciliar a tirania do mercado, entrega de resultados trimestrais com a inovação de longo prazo após o IPO? Para  Gavin Day, a resposta está no relacionamento com clientes, no relacionamento com os funcionários e no relacionamento com as comunidades, mostrando a preparação para o IPO. “Nós temos que ser a número um, uma empresa que as pessoas querem investir no longo prazo; e é por isso que estamos nos esforçando muito”, disse o VP, enfatizando que o SAS almeja continuar sendo uma empresa onde os funcionários querem trabalhar.

Atualmente, segundo ele, a companhia está focada em projetar o tipo de cultura corporativa, pensando sobre qual é a cultura corporativa pós-pandemia da Covid-19 que quer para os próximos 50 anos. “Vamos nos manter fiéis à cultura que foi construída aqui. E não vamos nos desviar disso”, ressaltou Day.


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