Mercado Livre une Wi-Fi e Cloud para conectar Centros de Distribuição no Brasil
O Mercado Livre está usando Wi-Fi da Aruba para gerenciar e otimizar as redes remotas na nuvem conectando a sede em Osasco (SP), os service centers e os CDs fulfilment existentes no Brasil. A plataforma de e-commerce está usando APs para conexão Wi-Fi, ClearPass, para controle de acesso seguro, e Aruba Central para o gerenciamento.
Por meio do ClearPass, a equipe de TI do Mercado Livre gerencia o controle de acesso e segurança em três diferentes redes: a corporativa, a de visitantes e a de prestadores de serviço. Os funcionários são autenticados com login e senha; os visitantes se cadastram no portal a partir de um QR code personalizado; e os prestadores de serviço fazem a autenticação local de seus dispositivos. Com soluções de IoT, a TI também tem controle dos acessos feitos a partir das salas de reuniões e do fluxo de pessoas nos restaurantes.
Os Centros de Distribuição do Mercado Livre localizados no Brasil registram aumento médio de 40% do quadro de funcionários em relação aos últimos meses e, mesmo com mais conexões por antena, a companhia não registrou problemas de acesso à rede. Além da queda drástica no número de chamados relacionados ao acesso à rede, o investimento resultou em mais produtividade para a equipe de TI, que gerencia remotamente todos os CDs a partir de Osasco e pode se concentrar em atividades mais estratégicas.
Sistema Operacional AOS 10, pela primeira vez no Brasil
Visando a tendência de migração para a nuvem e de SaaS, o Mercado Livre aprovou a utilização do novo sistema operacional da Aruba, o AOS 10, sendo pioneiro no Brasil. Com este novo SO, todas as localidades serão gerenciadas a partir da nuvem, utilizando o Aruba Central, solução autorizada pelo FedRAMP — Federal Risk and Authorization Management Program, o que permite que seja utilizada por todo o governo dos Estados Unidos e reforça o componente de segurança da tecnologia.
O Aruba Central simplifica a inauguração das redes de novas localidades por ser um orquestrador de redes. Dessa forma, todas as configurações são efetuadas a partir de um único ponto, de onde é possível ter uma visão completa da rede e do estado atual. A solução conta com Inteligência Artificial que provê insights de otimização que ajudam de forma proativa a resolver problemas até 90% mais rápido para que a infraestrutura siga funcionando em alta performance.
Com a base instalada da Aruba, o Mercado Livre tem a possibilidade de incluir outras soluções para o negócio, como o Analytics and Location Engine (ALE). Com esta solução, é possível coletar dados de presença de forma a visualizar os locais com maiores concentrações de pessoas, melhorando o fluxo e velocidade de manejamento de pacotes nos CDs.
Também é possível controlar os ambientes de acordo com as regras estabelecidas durante a pandemia para a circulação de pessoas. “A capacidade de inovação tecnológica alinhada às estratégias de negócios do Mercado Livre é realmente surpreendente. Estamos felizes por estarmos dando nossa contribuição à expansão de uma marca tão forte do e-commerce”, avalia Gustavo Koplin, territory manager da Aruba.