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Com a força do PIX, banco móvel se consolida como meio preferido do brasileiro

O PIX foi o maior parceiro e impulsionador dos bancos móveis em 2021. Com a força do meio de pagamento, as transações financeiras efetivadas pelo canal móvel cresceram 75% em 2021, passando de 9,3 bilhões para 16,1 bilhões, revelou a terceira etapa da pesquisa da Febraban, divulgada nesta quinta-feira, 21/07.

O estudo, que ouviu com 27 bancos ou 87% das instituições bancárias nacioanais, aponta que o banco móvel é, hoje, o principal canal de transações do setor financeiro, ao responder por 56% do total das transações bancárias. Somado ao Internet Banking, os canais digitais já são 70% de todas as transações financeiras efetivas no Brasil.

“Canais mais tradicionais como ATMs, correspondentes bancários e agências caem cada vez mais na preferência dos consumidores. Sete em cada 10 transações acontecem pelos canais digitais. E o mais importante: 1/4 das transações feitas no canal móvel são transações efetivamente financeiras. Esse é um número bem significativo”, reportou o VP de tecnologia do Banco do Brasil e diretor do Comitê de Inovação e Tecnologia da FEBRABAN, Rodrigo Molinari.

Até mesmo as transações ‘mais tradicionais’ como DOC e TED cresceram no ambiente digital. No canal móvel, as operações de DOC e TED são 66%, já no Internet banking são 24%, ou 90% das operações de DOC e TED acontecem nos canais digitais. Apenas 2% são feitas nas agências bancárias. Já as operações de crédito somam 93% nos canais digitais.

Pela primeira vez, a abertura de contas pelos meios eletrônicos foi maior que nos canais físicos. Os anais digitais registraram 108 milhões de aberturas de contas, uma expansão de 66% ante o ano anterior. Já as feitas nos canais físicos, elas totalizaram 9,9 milhões, 16% a mais do que em 2020.


A consolidação do canal móvel é retratada ainda pelo número de acessos de clientes por mês. Em 2020, eram feitos, em média, 24 acessos, ou um por dia útil do mês. Em 2021, esse número saltou para 40 acessos, o que dá mais de 1 acesso por dia. “Essa busca reforça a segurança e a robustez do canal móvel e o trabalho dos bancos em darem opções de serviços nos canais digitais para a realizações das operações financeiras”, completou Rodrigo Molinari.

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