Mercado

Maior banco da Grécia investe em dados para transformação dos negócios

Banco Nacional da Grécia aposta em recursos de mineração de dados de autoatendimento, inteligência artificial e aprendizado de máquina para superar desafios complexos com o uso da plataforma SAS Viya.

Primeira e principal instituição financeira do país, o Banco Nacional da Grécia tem 180 anos de operações e 5,5 milhões de clientes de varejo. A partir de um plano de transformação de negócios para se tornar mais ágil, o NBG apostou na anáise de dados com uma transição gradual para a nuvem.

“O banco estabeleceu metas estratégicas, uma das quais inclui o aumento e aprimoramento das fontes de receita por meio de uma abordagem centrada no cliente”, explica Pantelis Maraveas, gerente geral assistente de segmentos de varejo, análise bancária e produtos de responsabilidade do NBG. “Um segundo objetivo diz respeito à melhoria da agilidade da organização frente às mudanças da economia global, implicando também uma gestão mais adequada das despesas operacionais e dos processos. Portanto, investir em analytics é uma decisão estratégica que ajudará a NBG a atingir seus objetivos”, acrescentou.

Para ajudar na transição para a nuvem, a NBG expandiu sua colaboração estratégica com o SAS e escolheu o SAS Viya como sua plataforma central de gerenciamento de análise. Os recursos de mineração de dados de autoatendimento, inteligência artificial e aprendizado de máquina permitirão que o NBG resolva rapidamente desafios de negócios complexos.

O Banco estabeleceu um motor de análise e decisão empresarial, gerido pelo Business Analytics Center of Excellence (CoE), para atingir os seus objetivos de transformação digital. O CoE é um hub que atua como um catalisador no esforço do banco para integrar novas tecnologias de análise em operações diárias específicas. Os objetivos do CoE incluem a operacionalização da análise e o aproveitamento de seu poder para atingir objetivos estratégicos.


“A estratégia nos permitiu acelerar o lançamento de novos projetos de análise, diminuir o tempo de entrada no mercado (via uso do Azure, da Microsoft) e atender às demandas de nossos clientes de maneira mais ágil, adquirindo assim o valor de negócios previsto mais rápido do que o esperado”, diz Maraveas.

A flexibilidade da plataforma SAS, combinada com a elasticidade da nuvem da plataforma Microsoft Azure, ajuda a organização a remodelar a infraestrutura com base nas necessidades, que surgem não apenas das operações diárias, mas também de novos projetos que estão prestes a começar.

Os recursos oferecidos pela arquitetura em nuvem aliviam o CoE das restrições de tempo relacionadas à disponibilidade da infraestrutura técnica e facilitam a movimentação de projetos de análise diretamente da fase de design para a fase de implantação.

Por fim, a plataforma é aberta a toda tecnologia, permitindo que os desenvolvedores utilizem código de diversas ferramentas de programação diferentes, como Python, R, Java e Lua. A plataforma também é fácil de usar, oferecendo análises complexas exclusivamente de forma gráfica e alcançando em grande medida a democratização do analytics. Esses recursos ajudam o banco a aproveitar ao máximo seus talentos existentes, além de atrair novos talentos no campo da ciência de dados.

Botão Voltar ao topo