Vivo aluga faixa de 700 Mhz da Winity para levar 4G a 1100 novas localidades
A Winity, empresa do grupo Pátria Investimentos, e a Vivo assinaram, nesta segunda-feira, 08/08, um contrato para levar cobertura 4G para rodovias e localidades do País ainda não atendidas, bem como aumentar a capacidade da rede móvel da Vivo com a tecnologia 4G em aproximadamente 1.100 cidades brasileiras. O valor da transação não é divulgado.
Por meio do acordo, a Winity terá acesso à infraestrutura existente da Vivo e a combinará com a que irá construir. Pelos termos da parceria, a Vivo instalará equipamento em sites construídos pela Winity e levará o serviço para trechos de rodovias e localidades sem cobertura 4G. Além disso, a Winity alugou para a Vivo um bloco de 5+5MHz da faixa de radiofrequência em 700 MHz (em aproximadamente 1.100 cidades), o que ampliará a capacidade de rede da empresa em determinadas regiões do território nacional onde já há infraestrutura.
Com o a acerto com a Vivo, a Winity reforça seu posicionamento como provedora de infraestrutura no atacado, levando cobertura para áreas não servidas e viabilizando o uso eficiente do espectro em parceria com operadoras que prestam serviços de varejo a clientes finais – dentre elas a Vivo – e que poderão alugar faixas do espectro de 700 MHz da Winity para incrementar capacidade de rede ou oferecer novos serviços a seus clientes.
A faixa de 700 MHz outorgada pela Anatel à Winity é atualmente faixa padrão para a tecnologia 4G e abrange quase todo o território nacional. É uma frequência complementar às demais radiofrequências leiloadas pela Anatel e adquiridas por outras operadoras.
“A Winity está implantando um modelo inovador de operadora móvel de atacado de forma associativa com toda a indústria de telecomunicações. Construímos as soluções com nossos clientes, que terão a Winity como um parceiro para expandir cobertura e capacidade de suas redes de forma eficiente”, pontua Sergio Bekeierman, CEO da Winity. “Estamos muito contentes de, por meio desse acordo com a Vivo, viabilizar inclusão digital para milhares de pessoas e conectar milhares de quilômetros de rodovias, fomentando desenvolvimento regional e a criação de novos negócios”.
“O anúncio de hoje vai resultar em benefícios para a sociedade, ao levar cobertura a áreas ainda sem serviço e incrementar a qualidade em regiões já atendidas”, afirma Ricardo Hobbs, vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da Vivo. A efetivação do negócio depende, ainda, da aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).