Telecom

Recife, Natal e Fortaleza terão 5G a partir de 5 de setembro

O grupo que coordena a implementação do 5G, coordenado pela Anatel e com participação do Ministério das Comunicações e das operadoras que venceram o leilão da quinta geração, aprovou nesta quinta, 1/9, o uso da faixa de 3,5 GHz em mais três capitais: Recife, Natal e Fortaleza. 

“A partir de segunda, Recife, Natal e Fortaleza começam a ter as primeiras antenas de 5G acionadas”, disse o vice presidente da Anatel, Moisés Moreira, que preside o GAISPI. “Não quer dizer que todas as antenas já estarão funcionando de imediato, mas ao longo das próximas semanas deve acontecer”, explicou. 

O cronograma do 5G tem sido pressionado pelo ritmo da importação de filtros para antenas e transmissores de TV via satélite, com uma previsão de que até 27 de novembro a quinta geração na faixa de 3,5 GHz esteja disponível em todas as capitais estaduais. 

Com isso a oferta efetiva de 5G em cada cidade depende do ritmo de instalação das medidas de mitigação de interferências. Daí que, apesar do prazo de novembro, a perspectivas é de que novos grupos de capitais sejam liberados gradualmente. 

“A EAF/Siga Antenado está com força tarefa ampla em quase todas as cidades, vendo como instalar, vendo os filtros. Então acredito que até a próxima reunião ordinária do GAISPI, em 10 de setembro, a gente consiga liberar mais três ou quatro capitais”, afirmou Moreira. 


Botão Voltar ao topo