Inovação Responsável: Você sabe como construir na sua empresa?
Para o SAS, é extremamente importante entender que análises, machine learning e Inteligência Artificial estudam o passado para tomar decisões para o futuro.
Muito se fala no mercado sobre IA responsável ou ética de IA. Para o SAS, o momento é de ter uma conversa mais ampla sobre inovação responsável. Para a empresa, as decisões tomadas pela IA são o resultado de algoritmos, dados e processos de negócios. Isso significa que considerações éticas devem ser aplicadas em cada área para garantir a inovação responsável.
É extremamente importante entender que análises, aprendizado de máquina e IA estudam o passado para tomar decisões para o futuro. No entanto, se os dados do passado forem tendenciosos, a análise poderá perpetuar decisões futuras que também são tendenciosas e têm consequências não intencionais.
Analytics não entende os objetivos na sociedade. Quando nos esforçamos para melhorar os cuidados de saúde, a justiça criminal, o crescimento econômico e o meio ambiente, é preciso informar a análise com os objetivos desejados para garantir o alcance das metas de maneira justa e equitativa.
Os esforços em inovação responsável do SAS incluem quatro áreas prioritárias:
Política: Governos e organizações de vigilância estão atualmente definindo diretrizes para aprendizado de máquina e IA. A prática de ética de dados está disponível para ajudar os clientes a entender, antecipar e incorporar essas políticas ao inovar com análises.
Processo: A maioria dos nossos clientes não é guiada apenas por diretrizes e políticas. Eles querem desenvolver inovações que façam o bem no mundo. Com isso em mente, estamos promovendo as melhores práticas que ajudam nossos clientes a usar a análise para o bem.
Produto: desenvolvemos um processo repetível que traduzimos em produtos e soluções dimensionáveis para resolver problemas complexos e com uso intenso de dados com considerações éticas em mente.
Pessoas: mais importante, queremos garantir que, onde quer que a tecnologia SAS apareça, ela não prejudique as pessoas, mas as ajude a prosperar.