Cloud

Huawei abre frentes sociais na América Latina

A Huawei Cloud tem incentivado ou encabeçado uma série de iniciativas sociais na América Latina. Durante o Huawei Cloud Latam Summit 2022, realizado nos dias 21 e 22 de setembro, no Rio de Janeiro, o vice-presidente da Huawei para a América Latina e Caribe, Michael Xue, ressaltou que essas ações têm contribuído para a construção da credibilidade da companhia na região.

“Temos construído tudo isso em conjunto com nossos parceiros e clientes, e sempre tendo a nuvem como habilitadora”, afirmou. Um exemplo é o programa SPARK, criado para ajudar startups a utilizarem a nuvem de forma rápida e simples. O programa começou na Colômbia, onde hoje atende 34 startups e, segundo Xue, deve chegar a 139 startups em toda a América Latina até o final deste ano.

Outro programa que atende a região é o TECH4ALL, iniciativa de inclusão digital implementada em colaboração com mais de 40 parceiros, como Unesco, GSMA e Rainforest Connection. “É um programa que abrange iniciativas voltadas para o meio ambiente, educação e desenvolvimento, sempre com projetos viabilizados pelo uso da nuvem, que integra todos os participantes e iniciativas”, explicou. 

O executivo destacou também o uso de tecnologias específicas. O uso conjunto de nuvem e Inteligência Artificial (IA), por exemplo, tem sido fundamental em projetos como o de proteção da raposa-de-darwin, no Chile, que cobre uma área de 30 quilômetros quadrados e já identificou, até aqui, mais de dez espécies de pássaros.Na Costa Rica, as duas tecnologias são fundamentais em um programa de proteção dos macacos-aranha e, no México, em um projeto de preservação no estado de Yucatán, que protege onças e outros animais silvestres. “Em breve estaremos implementando projetos de proteção como esses também na Colômbia e no Equador”, revelou.


Xue ressaltou que o uso da nuvem tem sido fundamental também em iniciativas de formação de talentos, algumas criadas a partir dos centros de treinamento da Huawei no México, Colômbia, Brasil e Argentina. “Na Colômbia, foram mais de dois mil estudantes treinados pelo programa Seeds of Future, enquanto na Argentina e no México participamos de programas de formação de mulheres em tecnologias como 5G, IA e big data, com mais de mil delas treinadas em cada país.”

O VP da Huawei reforçou que essas iniciativas são parte do processo de criação de valor da Huawei na região. “Não se trata apenas de criar valor para nossos clientes, mas de trabalharmos juntos para criar valor social. No futuro, queremos mais resultados conjuntos com as organizações locais. As empresas devem sentir que vamos ajudar na criação desse paradigma social na região e para a região. Estamos todos juntos”, concluiu.

Botão Voltar ao topo