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Com IA, 3M busca profissionais na América Latina

Uma assistente virtual promete revolucionar a área de recrutamento e seleção da 3M. Em outubro do ano passado, a empresa deu as boas-vindas à MAX, sua assistente de recrutamento virtual que, entre outras funcionalidades, cuida da sincronização dos calendários e a sugere horários para entrevistas a um candidato, atualizando seu status por meio da Workday, uma plataforma digital interna da companhia que gerencia todo o processo de contratação de um candidato.

Na visão de Heloisa Pires Vituzzo, gerente de recursos humanos da 3M no Brasil, a plataforma “cria experiências encantadoras para cada aspirante a uma vaga, com respostas pré-determinadas, o que resulta em maior satisfação para os candidatos e, consequentemente, um processo de contratação mais eficaz”. A ferramenta de inteligência artificial, de abril até agosto deste ano, ajudou a capturar 4455 candidatos em toda América Latina, respondeu a mais de 8,8 mil interações e recebeu 775 agradecimentos sobre a tecnologia utilizada nos processos seletivos.

Em entrevista ao Convergência Digital, Vituzzo explicou que, quando se entra na página de carreiras, aparece a assistente que começa a conversar com o candidato. Com isso, a multinacional com sede em Minnesota, nos Estados Unidos, obtém uma maior captação de candidatos. “Fazemos o atendimento através do site, algo que antes era por e-mail e mais burocrático. A assistente responde de tudo, como benefícios, localidade das vagas, procura por expertise, por cidade, fala da cultura da 3M. As pessoas perguntam mais sobre vagas, mas ela também responde perguntas de como é o processo, quais são as etapas, os benefícios, os prêmios, se a 3M é inclusiva. Por isso, ela é mais do que assistente para achar a vaga certa”, defende a executiva.

Segunda ela, um dos maiores ganhos está no fato de a assistente gerenciar o agendamento das entrevistas, mandando lembretes e dicas aos candidatos. “Na área de talent aquisition, ganhamos muito com esse agendamento, porque o recrutador ficava muito tempo conciliando agendas, falando com todos para marcar a entrevista. A MAX ajuda o recrutador a fazer o serviço dele, maximizando as nossas eficiências”, avalia, pontuando que o agendamento é um trabalho manual e que tomava muito tempo. 


Processo de adoção

O processo de implantação de uma assistente virtual de recrutamento é global e foi liderado por uma equipe de projetos nos Estados Unidos, entrando em produção em outubro de 2021 lá e, no Brasil, em março de 2022, após período de testes. No Brasil, o projeto foi liderado por Heloisa Pires Vituzzo e envolveu a produção de respostas para 400 perguntas enviadas pelo global. “Eles sugeriram respostas-padrão, mas a gente tinha que revisar as respostas, além do que mais ou menos cem perguntas eram locais, como benefícios, remuneração”, diz.

A entrada em produção local se deu de “maneira bem mais suave e tranquila do que imaginávamos”, segundo a gerente de recursos humanos da 3M. A maior dificuldade foi para recrutador, que não participa da entrevista com gestor, como saber se a entrevista foi concluída, o que passou a exigir do profissional acessar a plataforma para acompanhar a evolução. “A plataforma entende que, se a entrevista não foi cancelada, ela aconteceu. O recrutador entra na plataforma e verifica. Estamos no movimento de dar mais responsabilidade do processo seletivo para o gestor, mas isso ainda é uma mudança de processo”, conta.

Agora, existem conversas internas, porque — diz Heloisa Pires Vituzzo — as pessoas têm bastante curiosidade para entender como a assistente virtual funciona. “Tem sido considerado um case de sucesso e faz parte de todo um processo de maximizar eficiências. Da mesma forma que tiramos o agendamento, a gente tem proximas etapas de como usar IA para fazer, por exemplo, a triagem de currículo”, adianta.

 

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