Marketplaces puxam investimentos em nuvem e vão crescer 84% até 2025
O desenvolvimento de ‘marketplaces’ como uma tecnologia de ‘rota para o mercado’ está se acelerando em velocidade vertiginosa. A Canalys estima que os marketplaces em nuvem crescerão para mais de US$ 45 bilhões (R$ 230 bilhões) até 2025, representando um CAGR de 84%.
Além dos bilhões de dólares em desenvolvimento investidos pelos gigantes do mercado, o private equity está financiando bilhões a mais em empresas de desenvolvimento como AppDirect, Mirakl, Vendasta e CloudBlue, para habilitar centenas de nichos de mercado em diferentes compradores, setores, geografias, segmentos de clientes, áreas de produtos e modelos de negócios.
“Até 2025, a Canalys prevê de forma conservadora que quase um terço das aquisições do mercado serão feitas por meio de parceiros de canal em nome de seus clientes finais”, disse o analista-chefe da Canalys, Alastair Edwards.
“A ascensão dessa rota para o mercado representa uma ameaça tanto para os revendedores quanto para a distribuição de dois níveis. Porém, à medida que tecnologias mais complexas são consumidas por meio de marketplaces, os clientes finais também estão recorrendo a parceiros confiáveis para ajudá-los a descobrir, adquirir e gerenciar compras no mercado. Os hyperscalers estão reconhecendo cada vez mais o valor dos parceiros de canal, permitindo que eles criem ofertas personalizadas de fornecedores para clientes finais e apoiando o fluxo de margens de canal por meio de seus mercados. Como resultado, os mercados de nuvem dos hiperescaladores estão se tornando uma força crescente na distribuição global de TI.”