Mavenir entra na briga para gerenciar Open RAN
A Mavenir entrou na briga pelo RAN Intelligent Controller (RIC) e vai competir com outros fornecedores para fornecer às operadoras novos aplicativos e serviços em Open RAN. A empresa afirmou que seu produto O-RIC supera as capacidades de redes auto-organizadas (SON) com dois loops de controle cobrindo tempo não real e quase real.
As redes RAN tradicionais atualmente usam modelos de Rede Auto-Organizável (SON) de área ampla para exercitar o gerenciamento de recursos de rádio (RRM) e decisões de otimização de gerenciamento de configuração em um nível por célula. Eles contam com um único loop de controle, alavancam os principais indicadores de desempenho (KPIs) e análises para tais decisões de controle em granularidades não em tempo real (não RT).
Os RICs são projetados para controlar estações radiobase de uma variedade de fornecedores de Open RAN, fornecendo recursos que incluem gerenciamento de energia. Além da RAN aberta, eles poderiam eventualmente substituir SONs em arquiteturas tradicionais.
A Mavenir afirmou que o O-RIC “permite a criação de serviços diferenciados por meio de APIs abertas” para criar “ajuste de rede ponta a ponta inteligente e fechado para otimizar o desempenho da rede, aumentar a eficiência de custos e maximizar a experiência do usuário”.
Como a própria Mavenir informa que está atualmente em implantação, sinaliza que são testes em andamento do que pode se transformar em receita real no futuro próximo. Outros fornecedores de RIC, incluindo Nokia, Juniper Networks e VMware, também estão desenvolvendo aplicativos não e quase em tempo real.