Carreira

Atrair e reter talentos: a grande preocupação da agenda dos CEOs

Executivos admitem ainda que a Inteligência Artificial será a principal tecnologia com impacto nos negócios nos próximos dois anos.

Uma nova pesquisa divulgada pelo Gartner indica que os CEOs elegeram a Inteligência Artificial (IA) como principal tecnologia cotada para ter impacto significativo nos negócios, tendo sido citada por 21% dos entrevistados. A pesquisa “2023 Gartner CEO and Senior Business Executive” foi realizada de julho a dezembro de 2022 e entrevistou mais de 400 CEOs e executivos seniores da América Latina, América do Norte, Europa, Ásia/Pacífico, Oriente Médio e África do Sul, de empresas de diferentes setores, receita e tamanhos de empresa.

“A Inteligência Artificial Generativa terá um impacto profundo nos modelos de negócios operacionais”, afirma Mark Raskino, Vice-presidente e Analista do Gartner. “No entanto, o medo de ser deixado para trás é um poderoso impulsionador do mercado de tecnologia. A Inteligência Artificial está atingindo um ponto no qual os CEOs ainda não investiram, mas estão ficando preocupados com a possibilidade de estarem perdendo algo competitivamente importante”.

Na agenda dos CEOS, atrair e reter talentos é a principal prioridade da força de trabalho. Quando perguntados sobre o impacto de diferentes riscos nos negócios, 26% dos CEOs citam a escassez de talentos como o quesito mais prejudicial para sua organização. Atrair e reter talentos é, de longe, a principal prioridade de sua força de trabalho.

Entrevistados antecipam que as preocupações com a remuneração são a maior mudança no comportamento dos colaboradores e futuros funcionários, seguida por um desejo de maior flexibilidade e trabalho remoto ou híbrido. “A ênfase na remuneração não é surpreendente em um ambiente inflacionário, mas em ciclos econômicos anteriores, o desemprego normalmente minava o poder do mercado de trabalho”, complementa Raskino.


Botão Voltar ao topo