Cloud

Cisco entra na briga de chips para Inteligência Artificial

A Cisco entrou na briga dos chips para Inteligência Artificial para competir com a Brodacom e com a Marvell. A fabricante anunciou nesta terça-feira, 20/06, a série SiliconOne e disse que o chipe será testado por cinco dos seis principais provedores de nuvem.

A crescente popularidade de aplicativos de IA, como o ChatGPT, alimentado por uma rede de chips especializados chamados unidades de processamento gráfico (GPUs), tornou extremamente importante a velocidade com que esses chips individuais se comunicam.

Segundo a Cisco, a última geração dos switches ethernet, chamados G200 e G202, tem o dobro do desempenho, em comparação com a geração anterior, e pode conectar até 32.000 GPUs juntas.

A fabricante informa ainda que os chips vão ajudar na execução de tarefas de IA e de aprendizado de máquina (machine learning) com 40% menos switches operando e um atraso menor, além de serem mais eficientes no consumo de energia. Em abril, a Broadcom anunciou o chip Jericho3-AI que pode conectar até 32.000 chips GPU juntos.


Botão Voltar ao topo