Governo

Dataprev: 1,5 trilhão de dados processados para detectar ameaças

Especial Cyber.GOV 2023

A segurança digital, com o volume excessivo de dados, se tornou tão estratégica quando a segurança física e a predial. E o grande vigia digital é o Centro de Operações de Segurança. “Cabe ao SOC gerenciar esse imenso volume de dados e tirar o valor deles”, contou à CDTV, o diretor de TI e Operações da Dataprev, Antonio Hobmeir Neto, ao participar do evento CyberGov, realizado pela Network Eventos e o portal Convergência Digital.

O executivo contou que o Meu INSS, o aplicativo mais utilizado, tem mais de 1,6 milhão de pessoas acessando diariamente e pode chegar a 100 milhões de transações em um dia. “É humanamente impossível ter pessoas sozinhas supervisionando tudo que acontece. A preservação das operações passa pelo uso de ferramentas automatizadas. A segurança digital exige combinar ferramentas e pessoas”, pontua.

Hobmeir Neto é taxativo: é impossível para o governo abrir mão do Centro de Operações de Segurança. “Nós operacionalizamos situações de missão crítica. Não podemos deixar de ter o SOC. Independentemente do tamanho, o princípio da segurança tem de ser elementar”. Assistam a entrevista com o diretor de TI e Operações da Dataprev, Antonio Hobmeir Neto.

Botão Voltar ao topo