Bradesco desenvolve Open Finance 100% na nuvem e investe em IA generativa
A Inteligência Artificial generativa está substituindo os dashboards gerenciais tradicionais para acompanhar os consentimentos e para entender o comportamento de quem consente o compartilhamento de dados, diz o CIO do Bradesco, Edilson Reis.
O Bradesco desenvolveu sua estrutura de Open Finance totalmente em computação em nuvem e está usando inteligência artificial generativa para consultar as bases e entender os números relacionados a finanças abertas. Em entrevista à CDTV durante o FEBRABAN TECH 2023, Edilson Reis, CIO do Bradesco, falou sobre os projetos e a mudança que isso representou para o banco.
“Open Finance foi um dos grandes marcos nossos de desenvolvimento, porque foi 100% em cloud. Até então, a gente tinha experiências híbridas, que usavam cloud e plataforma on-premise. No Open Finance, nós tivemos a oportunidade de experimentar em profundidade o uso de cloud”, disse.
E o Bradesco foi além. Dentro da estratégia de Open Finance, está usando inteligência artificial generativa em substituição aos dashboards gerenciais tradicionais para acompanhar os consentimentos e entender o comportamento deles. “Para sabermos como estamos nos comportando perante a concorrência, usávamos dashboard preparado da forma tradicional. Agora, estamos experimentando — e já estamos rodando, está em produção — usar inteligência artificial generativa para consultar as bases de Open Finance”, explicou.
O Bradesco usa a linguagem natural para fazer perguntas ao prompt e obter resultados com base nos números que estão em suas próprias bases de dados. “Conseguimos um acelerador para trazer as respostas e, principalmente, insights. Muitas vezes, a pergunta é feita sobre qual organização está me dando mais consentimento e ele me traz a organização, me diz qual é a quantidade de consentimento e me traz insight dizendo, por exemplo, se, um mês atrás, ela era quarto lugar e agora está em primeiro”, detalhou, ressaltando que a inteligência artificial generativa consegue apontar tendências de mudanças.
De fato, a inteligência artificial é uma velha conhecida no Bradesco, que lançou, em 2017, a BIA, chatbot desenvolvido para oferecer atendimento imediato às respostas dos clientes. Além disso, IA é usada, há muitos anos, em modelos de créditos. Agora, o banco faz experimentos usando IA generativa mostra. “Vivemos um momento de disrupção tão importante quanto quando a internet foi inventada”, disse Reis, ao participar de painel na abertura do segundo dia de evento.
Ao falar sobre como as novas tecnologias se integram, Edilson Reis explicou que o Inovabra tem se empenhado em pensar inovação para o Bradesco desde 2012. “Hoje, o Inovabra é o responsável por fomentar estas novas tecnologias; tudo começa pelo Inovabra e é migrado para as áreas de negócios”, disse.