Febraban Tech 2023

Huawei investe em serviços com Inteligência Artificial generativa

Executivo global da Huawei, Jason Cao, diz que a IA vai permitir serviços personalizados, com base em dados estruturados e modelos preditivos. "A tecnologia mudou o cliente. Os bancos têm de mudar também", disse.

Especial Febraban Tech 2023

Bancos e serviços financeiros precisam estar em qualquer lugar e ser de fácil acesso. Esta é a percepção de Jason Cao, CEO de Finanças Digitais Globais da Huawei, que está no Brasil para acompanhar o FEBRABAN TECH 2023, que acontece em São Paulo. Cao afirmou que o uso intensivo da tecnologia mudou o comportamento do consumidor no mundo todo e, consequentemente, exige novos posicionamentos dos serviços financeiros.

“A mobilidade, por exemplo, forçou os bancos a serem muito mais rápidos”, destacou, citando o live streaming como um novo comportamento do consumidor e um tipo de serviço que exigiu dos bancos o pagamento instantâneo. Segundo Cao, esta mudança é global e será percebida com cada vez mais intensidade daqui para frente. Com novos modelos de negócio, cultura e até perfil de profissionais orientados ao comportamento do consumidor. “Tudo isto para acompanhar o que o cliente demanda hoje e vai demandar amanhã”, indicou.

Em termos tecnológicos, além da oferta de camadas de infraestrutura e de serviços de computação em nuvem – utilizados no Brasil por cerca de 15 instituições financeiras –, a Huawei trabalha no desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial generativa, as quais devem ser anunciadas em algumas semanas, segundo Cao.

Os novos desenvolvimentos visam apoiar as empresas nas tomadas de decisão, com sugestões de ofertas de produtos e serviços de uma forma mais personalizada, com base em dados estruturados e modelos preditivos. A tecnologia vai gerar mais assertividade para a indicação de investimentos e oferta de financiamentos mais customizada.


“O banco vai conseguir entender ainda mais as necessidades do cliente, com o uso da tecnologia e estudo do comportamento, o que vai melhorar o atendimento e aumentar a sua qualidade competitiva”, apontou Airton Melo, diretor de Vendas e Negócios da Huawei Enterprise Brasil.

Botão Voltar ao topo