Dell: Open Finance e o desafio de usar a inteligência dos dados
"Estamos avançando. Agora é como fazer que seja interessante e tenha serviços integrados que possam trazer benefício real", afirma o diretor de governo da Dell, Bruno Assaf.
O Open Finance avança mais rapidamente no Brasil que em países da Europa ou mesmo os Estados Unidos, mas como destacou o diretor de governo da Dell, Bruno Assaf, durante o Febraban Tech 2023, resta garantir a inteligência que o compartilhamento de dados possibilita.
“O Open Finance está muito distante de acontecer na Europa ou nos Estados Unidos e nós já estamos caminhando nessa direção. Agora é como fazer que seja interessante. Que tenha serviços integrados que possam trazer benefício real. O Gov.br ganhou adesão porque traz diversos benefícios, desde a carteira de identidade ao documento do carro. No Open Finance é a mesma coisa. Os bancos vão ter que desenvolver produtos e ofertas diferenciadas. O grande passo agora é o desafio da inteligência de dados”, afirmou Assef.
Ele lembra que o poder público conseguiu imprimir essa noção de benefício e, com isso, garantiu adesão dos brasileiros ao portal de serviços digitais Gov.br. “Os bancos públicos, incluindo o Banco Central, vêm em uma jornada desde o início da pandemia. São mais de 100 milhões de usuários no Gov.br; são 40 milhões de pessoas que entraram, e se tornaram 60 milhões de pessoas, recebendo Auxílio Emergencial da Caixa durante a pandemia. O PIX também veio durante a pandemia. Então o setor público tem sido um indutor de inovação”, destacou o diretor da Dell.
Para o executivo, o momento é de entender como integrar tudo. “Um monte de gente já tem assinatura digital Gov.br. Como aproveitar isso? No Tribunal Superior Eleitoral tem o registro dos eleitores. Como trazer todo mundo, uma vez que vimos com o PIX que isso gera crescimento, gera eficiência para as pessoas, para as organizações. Gera inclusão. Até na praia se consegue comprar alguma coisa com PIX. Isso está muito à frente dos setores financeiros mundiais. Somos exemplo.”, destacou. Assista a entrevista com Bruno Assaf, diretor de governo da Dell Brasil.