Governo

Minas Gerais: consolidação de dados públicos e adequação à LGPD são urgentes

O presidente da Prodemge, Roberto Reis, diz que o Estado criou um comitê de governança para melhora a política pública de dados. A estratégia passa por um data lake, próprio, mas que pode ser híbrido mais à frente.

SECOP 2023

A construção de um data lake estadual é prioridade para o governo de Minas Gerais para melhorar a política pública baseada em dados, revela o presidente do Prodemge, Roberto Reis. O data lake já está em produção – já armazena os dados da secretaria de segurança pública – e o governo já fechou com as secretarias de saúde e de educação para compartilharem suas informações.

“Esse é o projeto. Ter todos os dados públicos em um único local para termos mais informações para trabalhar. Um dos passos que tomamos foi criar um Comitê de Governança, onde os DPOs terão papel central, o que nos fará ter um trabalho junto aos órgãos para termos DPOs efetivos”, detalhou o executivo, que participa do SECOP 2023, que acontece em Brasília.

Questionado pela CDTV, do Convergência Digital, sobre a adequação do governo de Minas Gerais à LGPD, Reis admite que o governo ainda não está adequado como um todo e que há um caminho ‘muito grande’ pela frente. O presidente da Prodemge também falou sobre o impacto da Lei 14133, a nova lei de licitações nas compras públicas. Assistam a entrevista.

Botão Voltar ao topo