Combate aos hackers exige força nacional de segurança na Justiça
Alvo de diferentes ataques hackers nos últimos tempos, o Poder Judiciário sabe o impacto de ter seus tribunais paralisados por conta dos atos dos cibercriminosos. Para mitigar essas possíveis paradas- uma vez que a Justiça é alvo prioritário dos hackers – o subsecretário de Segurança de TI do Conselho de Justiça Federal, Renato Solimar, sugeriu no 11º Fórum de Justiça, realizado em Goiânia, com a organização da Network Eventos e da J.ex, a criação de uma força nacional de especialistas de segurança num modelo similar ao da Força Nacional, adotada pelos militares.
“A Força Nacional dos militares atua com o melhor dos seus times no combate ao crime. A minha proposta é que façamos o mesmo na segurança da informação. Criar um time de faixas pretas para que, em caso de ataque, esse time possa vir a ser acionado para mitigar o impacto. Se um tribunal para toda a imagem da justiça fica arranhada”, diz Solimar.
O subsecretário de Segurança de TI do Conselho de Justiça Federal diz ainda que o combate a escassez de bons profissionais passa pela realização de concursos menos generalistas. “Temos de contratar especialistas em suas funções. E não contratar um servidor para a TI. E a Justiça precisa atrair bons profissionais de Segurança da Informação”, adiciona. Assistam a entrevista com Renato Solimar.