Cloud

Brasil terá terceiro datacenter Huawei no 1T24

Será a nona zona de disponibilidade (AZ, do inglês availability zones) da companhia na região latino-americana e a terceira no País.

O Brasil terá mais um datacenter da Huawei Cloud a partir do primeiro trimestre de 2024. Será a nona zona de disponibilidade (AZ, do inglês availability zones) da companhia na região latino-americana e a terceira no País. “A América Latina é uma das geografias mais importantes para a Huawei Cloud”, disse Mark Chen, presidente de vendas e soluções globais da Huawei Cloud.

A companhia tem presença em cinco países da AL — Brasil, Chile e México como principais e também Argentina e Peru — e dez pontos de presença. O México e o Chile têm três AZs cada um. Globalmente, a Huawei Cloud conta com 84 zonas de disponibilidade (AZs) em 30 regiões e atende mais de três milhões de clientes em mais de 170 países e regiões.

Chen baseou sua apresentação em três pilares: inovação (novas opções, nova competitividade), experiência (traduzindo a experiência na excelência) e glocal (experiência global com contribuições locais). Enfatizou os recentes lançamentos de serviços de nuvem Huawei Cloud Pangu Models 3.0, GaussDB e o MetaStudio.

Anunciado primeiramente em julho, na China, os novos modelos de inteligência artificial (IA) Pangu 3 usam uma arquitetura de três camadas “5+N+X”. A camada L0 consiste em cinco modelos básicos: PNL, CV, multimodal, previsão e computação científica, que fornecem habilidades gerais para potencializar uma possibilidade infinita de aplicações específicas do setor. A camada L1 consiste em ‘N’ modelos adaptados à indústria. Alternativamente, os clientes podem treinar seus próprios modelos usando seus próprios conjuntos de dados baseados nos modelos L0 ou L1 Pangu da Huawei.

A camada L2 fornece modelos pré-treinados para cenários e tarefas específicas do setor, como linha direta governamental inteligente, assistente de filial inteligente, triagem de compostos de chumbo, detecção de objetos estranhos em correia transportadora e previsão de trajetória de tufão. Esses modelos podem ser rapidamente implantados no mercado. Essa arquitetura hierárquica desacoplada permite que os modelos Pangu sejam rapidamente adaptados a uma ampla gama de tarefas posteriores.


O Convergência Digital havia adiantado o lançamento da inteligência artificial generativa. Durante a cobertura especial da Febraban Tech 2023, o diretor de vendas e negócios da Huawei Brasil, Airton Melo, antecipou a informação, quando também explicou que a IA generativa foi trabalhada por três anos e para a qual foi adotada uma série de regras e processos e adequamos (clique aqui para ver a matéria).

A Huawei Cloud está expandindo a sua expertise em transformação digital para o Brasil. Em sua fala, Yang Hua, presidente da Huawei Cloud Brasil, apresentou cinco soluções específicas para setores de e-commerce, mídia, finanças, governo digital e operadoras, visando agilizar a jornada de transformação digital das empresas brasileiras.

Botão Voltar ao topo